Design  | 17.05.2013 | Juliana Berwig

Fabio Novembre: design notável
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Entre linhas e curvas, a exuberante loja de Stuart Weitzman, em Roma.

O que faz um designer ser considerado um artista de seu tempo? O impacto de suas obras, a força de suas ideias ou a capacidade de ter sua assinatura reconhecida até mesmo ao olhar mais desatento? Um tanto excêntrico – e outro tanto polêmico – Fabio Novembre consegue unir todas as estas características e ainda ser celebrado como um pensador atento às transformações de consumo. No currículo do criador estão trabalhos para importantes marcas de móveis e decoração, além dos projetos de algumas das lojas de calçados mais incríveis do mundo.
 
Em algum ponto entre a extravagância italiana e a curvilínea silhueta feminina encontra-se o trabalho de um dos arquitetos mais festejados do momento. Nascido em Lecce, na parte que define como “o salto” do país em forma de bota, Fabio Novembre é um homem de múltiplas plataformas: desenha móveis e cria ambientes, sempre combinando moda, decoração e arte. Além de se dedicar ao universo das formas, o designer – formado pela tradicional Politecnico di Milano nos anos 80 – também estudou cinema em Nova York e tornou-se um importante curador de exposições ao redor do mundo. Com toda a bagagem adquirida, ele é um emblemático criativo da atualidade, sendo requisitado para desenhar – e conceituar – pontos de venda com elementos que incitam o sonho e o desejo.

Como gênio visual, Fabio Novembre defende que o design é uma ati­tude natu­ral no ser humano, já que o homem é o único animal capaz de alte­rar o ambi­ente segundo as suas neces­si­da­des. Por essas e por outras declarações, já foi convidado para ser um dos palestrantes do TED, plataforma digital que reúne o pensamento de algumas das pessoas mais interessantes do cenário intelectual de hoje. Entre suas obras mais célebres estão peças feitas para marcas como Cappellini, Casamania, Kartell e Driade, entre elas as cadeiras “Nemo” (em forma de máscara) e “Him and Her” (com a representação de corpos humanos nus). No quesito arquitetura, o trabalho de Novembre é ainda mais impactante, com ambientes que mesclam formas minimalistas com detalhes exagerados, paradoxos que tanto atraem o italiano.

Nas criações do italiano, chama a atenção o conceito visual desenvolvido para uma das lojas do sapateiro Stuart Weitzman, em Roma. Ao entrar no endereço, localizado na Via dei Condotti, era impossível não se deixar hipnotizar pelas linhas distorcidas que corriam pelas paredes. “Quando Stuart me pediu para desenhar os lugares onde os sapatos que ele cria seriam expostos, pensei imediatamente em caixas preciosas, embrulhadas como presentes para seus clientes, com uma fita que continuamente segue as superfícies do espaço, indicando quais os caminhos do desejo”, declara. Na visão do criador, o sapato é, por excelência, o design moderno: um artefato feito com grande habilidade, transformado em objeto de cobiça e status social.

Para o showroom da marca calçadista Via Spiga, em Milão, Novembre buscou novamente inspiração no significado que os sapatos têm no imaginário coletivo. O projeto chamava a atenção para paredes de gesso curvas cobertas com folhas douradas e prateleiras de vidro, além de uma mesa em forma de escada – referência a uma passarela – executada em madeira de cedro maciço. O conceito ainda partiu de memórias de templos budistas onde os vistantes são convidados a tirar os calçados, referência para os produtos expostos no local. “Me pergunto se o jovem com os sapatos vermelhos está namorando o homem com os sapatos brancos de mocassim, se a bolsa preta pertence à senhora que veste botas pretas... Tento imaginar essas pessoas: seus rostos, seus nomes, seus aromas e suas histórias”, comenta.

Com o mesmo esmero estético que o tornou conhecido como um expert em ambientação, e partindo da ideia de que Nova York é o umbigo do mundo, o italiano desenhou a loja da grife de acessórios Tardini. Como a marca trabalha exclusivamente com produtos confeccionados em exótica pele de jacaré, Novembre criou um espaço onde as pessoas se sentissem “sugadas” para o interior da barriga do animal. “Eu pensei em uma espécie de templo dedicado a um ‘deus crocodilo’, com peles cobrindo tetos, chão e paredes. A única exceção são as partes que escondem o escritório, as caixas registradoras e os banheiros”, explica. O resultado é uma loja minimalista, onde a matéria-prima salta aos olhos com exuberância e luxo.

A mais recente invenção do designer é a concepção da fantástica Hit Gallery, em Hong Kong. Com inspiração nas pinturas de Giorgio de Chirico, a concept store valoriza uma atmosfera surreal através da distorção de perspectivas. “As lojas que pretendemos abrir em todo o mundo irão capturar a essência e o espírito da Itália em novas e maravilhosas formas. Ao entrar no local, as pessoas vão perceber de imediato a marca forte do país através do design clássico: estrutura simétrica, linha de arcos bem contruídas e uma tonalidade dominante compensada por um piso em duas cores”, conta. As formas humanas que surgem em marcenaria deixam ainda mais clara a assinatura de Novembre, que segue impressionando com sua habilidade de criar ambientes e contar histórias a partir deles.

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