Gourmet  | 19.10.2016 | Redação

2º Festival Arca do Gosto: experiências com ingredientes ameaçados
e-mail

comentarios

0
Cambuci . Alexandre Schneider / Misture a Gosto

Araticum, jerivá, cambucá são exemplos de frutas nativas do Sudeste, que poderiam ser encontrados com mais facilidade do que um cupuaçu ou o popular açaí. Esses nomes que parecem inventados fazem parte da Arca do Gosto - um catálogo mundial do movimento Slow Food que reúne alimentos ameaçados de extinção, mas que ainda se encontram vivos, com potencial produtivo e comercial.

A lista, dividida em categorias como raças animais, frutas e verduras, reúne hoje mais de 3500 ingredientes de diversos países, sendo quase 100 brasileiros, que vão dos mais conhecidos, como a jabuticaba e o queijo da serra da Canastra, aos menos, caso do cambuci a grumixama, do jaracatiá e araticum. Para estimular seu consumo, o Slow Food Brasil e sua Aliança de Cozinheiros promovem, entre os dias 20 de outubro e 6 de novembro, a segunda edição do Festival Arca do Gosto em São Paulo, com 18 atividades exclusivas.

Formado por cozinheiros comprometidos com a defesa da biodiversidade e das culturas alimentares, como as chefs Claudia Mattos e Heloísa Bacellar, a recém-lançada Aliança decidiu focar o evento, desta vez, nos ingredientes do Sudeste. O Festival será composto por experiências, como jantares-degustação, piqueniques e aulas, com variedade de formatos e preços. Elas permitem que as pessoas se aproximem, toquem, sintam o cheiro e se envolvam com com um ou mais produtos. As experiências estão alinhadas com a filosofia do movimento, que valoriza o alimento bom, limpo e justo. Os ingressos podem ser comprados pelo FoodPass.

Ao adotar os produtos da Arca, os chefs de cozinha estão contribuindo para a salvaguarda do modo de vida e valorização das comunidades de produtores que se ocupam de cuidar e preservar diariamente nossa biodiversidade. “A Arca se faz efetiva na medida em que sai do papel, quando estes produtos são procurados, comprados e consumidos, entrelaçando culturas e colocando todos em defesa dos nossos patrimônios naturais”, explica Katia Karam, antropóloga e coordenadora da Comissão Brasileira da Arca do Gosto. O Brasil tem uma enorme variedade de riquezas e a Arca do Gosto expressa somente uma pequena parcela dela. O desejo do Slow Food é ampliar, não só o número de produtos na Arca, mas de sua rede, estendendo a salvaguarda da biodiversidade brasileira a mais cidadãos que ajudem a cuidar destes recursos.

Saiba mais informações e confira a programação completa em http://www.slowfoodbrasil.com/festival-arca-do-gosto2016

Serviço:
O quê?
2º Festival Arca do Gosto 2016
Quando?
De 20 de outubro a 6 de novembro de 2016

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Fashion | 24.03.2017 | Redação

Walter Rodrigues + Cherry

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Star Tech destaca joggings e flatforms

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Atmosfera tropical no alto-verão Bendita

News | 22.12.2016 | Redação

Couromoda iniciará 2017 impulsionando setor

Fashion | 22.12.2016 | Redação

Demasiado Humano
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças