Icon  | 06.05.2013 | Juliana Berwig

Jean Paul Gaultier: ícone rebelde
e-mail

comentarios

0
Ilustração © Achraf Amiri.

Entre transformações, transgressões e reinterpretações, um estilista soube como ninguém captar a essência dos anos 90 a ponto de se tornar um ícone do período. Jean Paul Gaultier, o “enfant terrible”, foi muito além das convenções da moda durante a década, se transformando em figura emblemática ao levar uma irreverência punk às passarelas. Em 2014, quando celebra 40 anos de carreira, uma exposição celebra sua trajetória e destaca algumas de suas criações mais marcantes.

Se fosse um filme, a vida de Jean Paul Gaultier renderia um roteiro e tanto. Como não recebeu educação formal, o francês – nascido em Arcueil, em 1952 – passou a fazer o que pensou ser uma solução para poder se aproximar de grandes nomes da moda: começou a enviar desenhos com sua assinatura para estilistas famosos e outros figurões da alta costura. E foi com uma de suas cartas que o improvável aconteceu: Pierre Cardin, encantado pelos traços do jovem aspirante a designer, o contratou como assistente. Essas e outras histórias não só já renderam um longa-metragem – o documentário “Jean Paul Gaultier ou les Codes Bouleversés”, de Farida Khelfa – como ainda integram o acervo da exposição “The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk”.

Em evidência na galeria Barbican, em Londres, o vasto legado do criador poderá ser conferido de perto – incluindo mais de 140 peças, entre elas o icônico sutiã criado para Madonna durante a turnê “Blonde Ambition Tour” e incrível figurino do cult movie “O Quinto Elemento”. A retrospectiva ainda mostra uma série de roupas, além de inúmeras fotos, filmagens e “causos” envolvendo o francês, que lançou sua primeira coleção individual em 1976. A partir da década de 80, Gaultier passou a ser conhecido em todo o mundo por seu estilo irreverente, mostrando uma moda com referências tanto à sofisticação dos anos 40 como ao rock n’ roll dos anos seguintes.  O apelido "enfant terrible" veio da imprensa logo no começo de sua carreira, quando o criador começou a brincar com as barreiras entre gêneros em suas coleções.

Com críticos e adoradores na mesma medida, a passarela do estilista era um prato exótico aos olhos do público, já que incluía garotos de saia, homens idosos, mulheres gordas e modelos tatuadas. Não demorou muito para cair nas graças dos vanguardistas de plantão e ver sua moda desfilando pelas ruas. Em 2003, Gaultier assumiu a direção artística da Hermès, uma das maisons mais tradicionais do mundo. A parceria foi rompida em 2010, quando o estilista passou a se dedicar exclusivamente para peças com sua assinatura, incluindo uma bem sucedida linha de jeans e perfumes. O mundo dos cosméticos, aliás, sempre atraiu o designer, que foi pioneiro ao lançar uma linha totalmente dedicada aos homens. Com a exposição em Londres – umas das cidades favoritas do designer – a carreira do ícone não poderia ser melhor celebrada!

The Fashion World of Jean Paul Gaultier: From the Sidewalk to the Catwalk
Barbican Gallery (Silk Street, EC2Y 8DS Londres)
De 9 de abril a 17 de agosto de 2014
www.barbican.org.uk

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Pop | 23.03.2017 | Juliana Berwig

Double trouble

Art | 27.03.2016 | Juliana Berwig

A força criativa de Fernanda Guedes

Icon | 17.03.2016 | Juliana Berwig

Brilho eterno e incontestável

Pop | 15.02.2016 | Juliana Berwig

It`s all about Kanye

Pop | 11.12.2015 | Juliana Berwig

Father John Misty, do fundo do coração
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças