Icon  | 22.04.2013 | Juliana Berwig

Império Lagerfeld
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Quando dois ícones se juntam, o resultado de um trabalho pode ter dimensões inalcançáveis. Ainda mais quando a união inclui um visionário da moda e uma empresa que desafia os limites do design. A simples combinação do nome de Karl Lagerfeld com a marca de calçados Melissa é o suficiente para gerar, desde o final do ano passado, uma enorme expectativa em fãs e consumidores ao redor do mundo. Com toda a sua irreverência aristocrática, o kaiser desenhou produtos que sintetizam todo o peso de uma assinatura que agrega arte e estilo à maisons emblemáticas como Chanel e Fendi. O resultado pode ser conferido desde de março, quando quatro capsule collections em parceria com a calçadista brasileira chegam às vitrines.

Apesar de ser conhecido por suas emblemáticas criações ligadas ao universo do luxo, o alemão gosta de se aventurar em parcerias improváveis e com forte apelo popular. Foi assim quando aceitou criar uma das primeiras coleções estreladas da gigante do fast fashion H&M - até então algo inédito entre as lojas de departamentos. Na época, o choque foi tão grande que a rede sueca produziu um comercial ironizando a união, onde milionários, em desespero, se sentiam ofendidos pelo estilista estar criando peças "a preço de banana". No fim do vídeo, o próprio Lagerfeld aparece e dispara: "é tudo uma questão de bom gosto e se você é barato, nada pode ajudar". Depois de tomar gosto pelo segmento, o costureiro ainda lançou uma coleção - nos mesmos moldes - em conjunto com a gigante americana Macy’s.
Nascido em 1938, na cidade de Hamburgo, na Alemanha, Lagerfeld foi um menino apaixonado por moda, arquitetura e arte. Sua entrada no mundo fashion aconteceu em 1955 quando conquistou o primeiro lugar de um concurso de mantôs. No júri, estavam Pierre Cardin e Hubert Givenchy, que deram suas bênçãos ao recém-descoberto designer. A partir daí, o alemão construiu uma carreira impressionante como freelancer e diretor artístico de diversas marcas notáveis, em especial Fendi e Chlóe. Há 29 anos no comando da maison Chanel, Lagerfeld é o responsável por manter o legado de sua fundadora em evidência, ainda que subvertendo a rígida moda francesa e enobrecendo materiais simples. Além de estilista, o criador é famoso por seu irretocável trabalho como fotógrafo, assinando campanhas estreladas para as casas em que atua como diretor artístico e para a sua própria grife.  

"É uma das mais excitantes colaborações que já fizemos. Karl Lagerfeld, o mais icônico dos designers do século 21, estendeu seu reinado fashion até o nosso mundo. Seu talento foi transformado em Melissa, desafiando as fronteiras entre alta moda e prêt-à-porter, aumentando o nosso alcance e fazendo sua marca mais acessível a todos", vibra o CEO da grife brasileira, Paulo Pedó. A expectativa é que o criador venha ao Brasil lançar a coleção e ainda participar da abertura da exposição Little Black Jacket, mostra com peças icônicas da Chanel que desembarca em São Paulo, depois de já ter passado por cidades como Paris, Tóquio e Nova York. A presença do kaiser é mais que aguardada por aqui, já que, em outras ocasiões ele declarou que o medo da violência e as burocracias envolvendo sua seguradora o impediam de visitar o país. Willkommen, Karl!

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