Icon  | 13.03.2014 | Cristina Pacheco

Exposição em Paris celebra Dries Van Noten
e-mail

comentarios

0
.

O estilista Dries Van Noten alcança a consagração com uma exposição dedicada a seu trabalho no Museu de Artes Decorativas, em Paris
  Um mergulho íntimo e emocional no universo de Dries Van Noten é a proposta da exposição que desvenda a carreira do estilista belga, um dos criadores mais aclamados e membro do grupo de prodígios chamado Antwerp Six. De 1º de março a 31 de agosto, o Museu de Artes Decorativas de Paris, que faz parte do complexo do Louvre, apresenta as numerosas inspirações que revelam seu processo criativo e único. 

É a primeira vez que Noten ganha uma exposição deste porte em Paris, que mostra destaques de suas coleções de moda feminina, masculina e também suas referências em vídeos, clipes de filmes,  músicas e obras de arte. Ancorado em uma cultura familiar de tradição têxtil, Dries Van Noten estudou moda na Royal Academy de Belas Artes da Antuérpia – se formou no início dos ano 80 e logo em seguida, fundou sua marca independente. Em 86, apresentou sua coleção masculina na London Fashion Week ao lado de Walter Van Beirendonck , Ann Demeulemeester , Dirk Van Saene, Dirk Bikkembergs e Marina Yee. Com eles, constituiu o festejado Antwerp Six, grupo de jovens designers belgas que eram sinônimo de avante-garde e modernidade na moda.

O vocabulário estético de Dries Van Noten é imediatamente reconhecível. Através de imagens que reúnem culturas de outros lugares, memórias e traços íntimos, viagens fantasiosas e remendos de ontem e hoje, o estilista demonstra seu extremo refinamento têxtil, desde a escolha dos motivos das estampas impressas na tecelagem até a seleção de materiais de suas coleções. 

Como fontes de inspiração, a hierarquia das artes e cultura genuína são para ele influências ricas. Suas criações se nutrem de contrastes e a dualidade também é outra constante no vocabulário de Dries Van Noten.  Em seus desfiles, o estilista se atreve a montar conexões improváveis com as temáticas das coleções, usando como cenários ambientes surpreendentes tal qual o distrito indiano em Paris (desfile de moda masculina em 1994) ou a Fonte Pol Bury no pátio do Palais Royal para sua apresentação de primavera verão 2009. 

A sobreposição de informações reunidas no museu parece imprevisível à primeira vista, mas apresenta-se fiel ao processo de trabalho do estilista. As escolhas, fruto de um conjunto de associação de ideias e afinidades do próprio Dries Van Noten, atendem a referências históricas, artísticas, étnicas, musicais, cinematográficas, geográficas, apontando a moda do criador belga como uma verdadeira convergência de emoções. Na detecção de analogias, influências e contradições, forma-se o vocabulário íntimo e estético de extrema relevância para os dias de hoje. 

Museu de Artes Decorativas
Paris
107, rue de Rivoli Até 31 de agosto

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

News | 29.11.2016 | Cristina Pacheco

ABOUT SHOES EDIÇÃO #34: REINVENÇÃO

News | 06.06.2016 | Cristina Pacheco

ABOUT SHOES EDIÇÃO #33: Season free

News | 13.11.2015 | Cristina Pacheco

About Shoes edição #31: inverno 2016

News | 02.07.2015 | Cristina Pacheco

Edição #30 traz os destaques para o verão

Entrevista | 09.06.2015 | Cristina Pacheco

Design para emocionar
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças