Icon  | 17.03.2016 | Juliana Berwig

Brilho eterno e incontestável
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Na beleza etérea de pedras perfeitamente lapidadas, a moda encontrou um complemento irresistível para incrementar ainda mais sua arquitetura de sonhos. Criada em 1892 pelo jovem cientista Daniel Swarovski – um visionário que cresceu cortando vidros na pequena fábrica de seu pai – a empresa austríaca Swarovski mudaria para sempre o cenário fashionista ao mostrar cristais sintéticos fabricados a partir de uma técnica revolucionária de produção – até hoje mantida em sigilo e de conhecimento de poucos membros da família. A ideia do artesão era nobre: criar um “diamante para todos” a partir de uma máquina de corte automático preciso, simetricamente facetado e muito superior ao processo manual. Dos salões de jazz americanos às casas de alta costura parisienses, não demorou muito para os vestidos surgirem recobertos de brilhos intensos que refletiam a empolgação dos anos 20. Mais tarde, ao emprestar seu apelo de luxo para grandes maisons, a companhia consolidaria seu império, que atualmente inclui itens como joias, óculos, bolsas, canetas e artigos de decoração.

No começo do século passado, a marca encontrou uma de suas vocações mais célebres: a parceria com grandes nomes da  moda. Entre as primeiras estilistas que se renderam ao poder dos cristais Swarovski, nomes como Coco Chanel e Elsa Schiaparelli ajudaram a elevar o poder da marca, que aos poucos caía nas graças de criadores do mundo inteiro. Apesar de atuar ao lado de grandes criadores, a parceria com Christian Dior foi a mais célebre da marca no começo de sua trajetória fashionista. No começo dos anos 50, o francês trabalhou ao lado do neto do fundador, Manfred, e do joalheiro Francis Winter com a intenção de criar uma pedra especial para adornar suas peças logo após o sucesso do chamado “New Look”, estilo que pretendia trazer elegância e feminilidade as mulheres do pós-guerra. A inspiração para a peça desenvolvida a seis mãos foi o esplendor do século 18 e o resultado foi uma pedra que reluzia as cores do arco-íris. Por lembrar as noites da Escandinávia, a pedra ficou conhecida como “Aurora Boreal” e é um dos grandes sucessos da empresa até os dias de hoje.

“O brilho dos cristais Swarovski não é um fenômeno recente. Ele tem sido uma parte integrante da arte, da moda e da decoração dos séculos 19 e 20. Os cristais da marca têm a capacidade de iluminar o corpo, esta é a sua atração e o seu fascínio”, destaca a lendária Suzy Menkes, colunista da poderosa Vogue. Para celebrar o fascínio de seus 120 anos de existência, a companhia lança um livro que, além de reunir toda a sua história, enche os olhos de quem admira a imponência de joias preciosas. Nas páginas da publicação, editada pela emblemática Rizzoli, a trajetória da companhia é revelada em cada pequeno detalhe – das icônicas luvas de Michael Jackson aos lustres do Metropolitan Opera House, em Nova York, passando pelas cortinas do Oscar e as obras de Zaha Hadid. O livro ainda mostra criações do celebrado “Coletivo Swarovski”, programa comandado por Nadja Swarovski que apoia designers emergentes em diferentes partes do mundo, bem como ensaios exclusivos e imagens de arquivo nunca divulgadas pela empresa.

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