Pop  | 15.02.2016 | Juliana Berwig

It`s all about Kanye
e-mail

comentarios

0
.

 
Com um peculiar senso estético, o músico mais falado do mundo segue incansável na arte de lançar moda e se envolver em polêmicas

Gênio criativo, marido de Kim Kardashian, estilista controverso, rapper famosão, twitteiro raivoso, futuro presidente dos Estados Unidos... Sim, descrever Kanye West não é tarefa das mais simples. Ao manter se manter sempre sob os holofotes com uma visão particular do mundo da fama, o astro não poderia ter um nome mais apropriado – afinal, seu misterioso significado seria “o único” no idioma somali. Quer provas? “Eu sou o ser humano número um da música. Isso significa que qualquer pessoa que esteja viva e respirando é a número dois”, já declarou ao mundo sem falsa modéstia. Desde o início da carreira – quando ainda era conhecido como produtor de gente como Alicia Keys, Janet Jackson e Jay-Z – o artista já mostrava uma talento acima da média para fazer canções poderosas, o que no futuro lhe renderia nada menos do que 21 prêmios Grammy na estante. Em um cenário pop tão previsível, entre refrões pegajosos e performances rebolantes, Kanye parece ciente de seu papel de superstar do momento: o de oferecer letras provocantes, declarações polêmicas e atitudes controversas – e tudo isso com uma embalagem impecável.   

Com a missão de escrever o perfil do músico para a edição da revista Time que divulgava a poderosa lista das pessoas mais influentes do mundo em 2015, o bilionário sul-africano Elon Musk preferiu ir direto ao ponto. “O cara não acredita em falsa modéstia, e ele não deveria. A crença dele em si mesmo e em sua inacreditável persistência levou-o até onde ele está hoje”, comentou. De fato, ao analisar a carreira do astro, o excesso de autoconfiança e sua notória arrogância parecem ser a base de um império que vai muito além da música – e com direito a declarações bombásticas a cada aparição pública. Afinal, que outro sujeito agradeceria a si mesmo ao ganhar um prêmio importante ou ainda se compararia a Jesus Cristo? E foi justamente ao adotar o codinome “Yeezus” – uma clara referência ao filho de Deus – que Kanye caiu nas graças do grande público – ainda curioso para saber detalhes do seu casamento com Kim Kardashian. Com o álbum de mesmo nome, o músico apostava em uma sonoridade obscura e experimental, o que o levou ao topo das paradas de todo o mundo com direito a um lugar cativo nas capas das principais publicações musicais sob a alcunha de “o cara”.

Sim, o menino que cresceu pelas quebradas de Chicago havia conquistado o planeta. Nada mal para um garoto pobre que largou a escola para viver fazendo rima – e com o aval dos pais, que se separaram quando ele tinha apenas três anos de idade. Apesar de ter deixado os estudos para depois, o erro foi reparado no ano passado, quando ganhou o título honorário de “doutor” pelo Instituto de Arte da cidade em que cresceu. A honraria foi concedida por conta da alma inquieta do criador, sempre empenhado em inventar novas estéticas, seja para as capas de seus discos ou para as suas hipnóticas apresentações ao vivo. “Compor com Paul McCartney, ser capa da revista Time como uma pessoa influente, e agora um doutorado. No processo, encontrei pessoas que acharam que poderiam me deixar para trás, mas eu sou Kanye West”, declarou na ocasião. Por falar no ex-Beatle, a parceria com o inglês aconteceu mesmo depois do músico declarar por aí que Coldplay era melhor que o quarteto de Liverpool, e a canção “FourFiveSeconds” – que ainda contava com os vocais da musa Rihanna – chegou a ganhar até mesmo um videoclipe com belas imagens em preto e branco.

Como artista, não chega a ser surpreendente que Kanye ainda use a moda para expressar toda a sua criatividade. Com passos ousados e sempre pronto para lançar tendências, o rapper tem construído um estilo próprio usando casacos de moletom, camisetas oversized, camisas jeans, calças amplas e botas de aventura – que tiveram um significativo incremento de vendas desde que passou a adotá-las como uniforme diário. Ao lado da Louis Vuitton já desenhou uma badalada linha de calçados e, atualmente em conjunto com a gigante Adidas, assina uma controversa linha de roupas esportivas. A ideia é simples: oferecer peças com design autoral a preços acessíveis. Por conta deste objetivo, se define como uma espécie de “Robin Hood da moda” e ainda se diz perseguido pelo mundinho fashion por não ser homossexual. Ok, não precisa ser nenhum especialista no assunto para entender que Kanye adora dar uma forçada de barra, certo? Entre desfiles cheios de celebridades e show lotados de fãs, o rapper recentemente revelou seu plano mais ousado: concorrer ao cargo de presidente dos Estados Unidos em 2020. Quem duvida do plano ególatra do sujeito, que é amigo de Barack Obama, pode se surpreender.
 

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Pop | 23.03.2017 | Juliana Berwig

Double trouble

Art | 27.03.2016 | Juliana Berwig

A força criativa de Fernanda Guedes

Icon | 17.03.2016 | Juliana Berwig

Brilho eterno e incontestável

Pop | 11.12.2015 | Juliana Berwig

Father John Misty, do fundo do coração

Architecture | 12.02.2015 | Juliana Berwig

Mi casa, su casa, lojas que parecem lares
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças