Green  | 13.06.2013 | Ricardo Lange Hentschel

Ecologia em perspectiva: igualdade forçada
e-mail

comentarios

4309
.

Lembro bem da minha revolta quando, ainda no ensino fundamental, um colega de classe ausente e irresponsável recebeu a mesma nota que a melhor aluna da sala. A partir daquele dia, pela falta de critério da professora, a turma passou a ser menos interessada. Passados 25 anos, uma situação bem parecida faz parte do nosso cotidiano.

Quando um empreendedor bola um negócio e o coloca em prática, ele, obrigatoriamente, vai alterar algum recurso natural do planeta, seja pelo consumo de energia elétrica, pelos resíduos produzidos, pelas emissões atmosféricas, etc. No entanto, muitos empresários passaram a melhorar a linha de produção da sua empresa, diminuindo os danos da produção sobre mundo natural, o que trouxe à tona diversos meios alternativos de se fazer o mesmo produto.

É bem verdade que modificar um método produtivo por outro que esteja em melhor sintonia com a preservação, não raro, custa mais ou é mais moroso, ou as duas coisas ou outras mais. Ou seja, é um desafio.

O legal da história é que esse diferencial vem sendo considerado pelos consumidores, já é critério para financiamento de bancos e recebem licenças ambientais com mais agilidade, tornando este modelo de negócio cada vez mais competitivo.

Na contramão da sustentabilidade, escutamos e lemos nos principais veículos da imprensa que os órgãos ambientais e ONGs são um atraso para o desenvolvimento do País. Ora, que cegueira severa acomete um cidadão que não percebe que necessitamos de atividades produtivas que não exterminem com o ambiente que sustenta nossa existência?

Se uma licença não é concedida é porque algum importante aspecto negativo o empreendimento tem! (salvo maracutaias..). Devemos adequar os projetos que são danosos ao meio ambiente, devemos exigir que empresários limpem seus vazamentos tóxicos, devemos vetar processos produtivos que causam alterações irreversíveis ao seu entorno.

A maior parte da imprensa brasileira trata a agenda ambiental em segundo plano e discursa sobre um crescimento econômico que leva consigo dois princípios medíocres: o "vai fazendo, depois a gente vê o que acontece" e que devemos tratar do mesmo modo os empreendedores sustentáveis daqueles outros que pouco se importam com a natureza.

Já sabemos que sistemas sem meritocracia são fadados à alienação. No entanto, agora, não estamos tratando de sistemas econômicos, nem de salas de aula. Trata-se do único local que temos para viver.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

4309 comentários

Concordo com o termo de uso.
lwjzndgowm@gmail.com

We provide no fax plan to simplify the actual application-to-deposit strategy as well as to continue to keep protect your specific facts: Fax and copy machines may well duplicate faxes for that very restricted time, and therefore isn't going to secure you identity theft or consumer credit rating theft! Instead, our no fax providers obliterates some of those concerns together with means that you can are given your loan amount in an exceedingly short time - constantly one hour and also considerably less. All you want accomplish is usually submit an application on-line today, get hold of immediate guarantee and also unwind and the finances are brought towards your. You do not need even need to stand in a good queue, keeping up with piles involving magazines!

rsmdmcsgn@gmail.com

You have observed very interesting points! ps nice site.

weooyankdc@gmail.com

I value the post. Really Cool!

isrhyxq@gmail.com

I have seen great sites and I have caught not too fantastic sites. This blog is very informative in many ways and certainloy ranks inside former category. Really appreciate the info your providing use avid readers!

bkdkraplrw@gmail.com

Hola! I've been following your web site for a long time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Houston Tx! Just wanted to mention keep up the good work!

veja todos os comentários
Veja mais colunas deste autor:

Green | 26.04.2013 | Ricardo Lange Hentschel

E o Oscar para os fungos?

Green | 24.04.2013 | Ricardo Lange Hentschel

Homenagem apropriada

Green | 23.04.2013 | Ricardo Lange Hentschel

Muito além de morangos
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças