Green  | 26.04.2013 | Redação

Referência verde
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A rede Green Depot, criada em 2005 pela americana Sarah Beatty, é mais que um conjunto de lojas engajadas que vendem produtos eco-friendly. É um exemplo de como a convicção em um projeto e a maneira certa de fazer podem levar o conceito de sustentabilidade para as massas.
 
Quando abriu a flagship store da Green Depot em Manhattan, em fevereiro de 2009, Sarah Beatty declarou: “a nova loja será um ponto para conectar consumidores com produtos e serviços saudáveis, pagáveis e com eficiência de energia. Nosso objetivo é fazer do Green Depot uma experiência engajante, informativa e divertida, para dar poder ao consumidor do dia-a-dia, que está tentando fazer as escolhas mais inteligentes para si e para sua família”.

E é com certo conhecimento de causa que Sarah milita em favor do verde. Antes de empreender no negócio da Green Depot, ela estava prestes a ter seu primeiro filho e descobriu que sua casa, os materiais que a compõe e os produtos que fazem parte do dia-a-dia de qualquer lar poderiam ser nocivos, tóxicos, venenosos a uma criança. Depois de chamar um técnico – e felizmente descobrir que sua casa era habitável – Sarah ficou alerta para esta questão e deu início ao projeto de um ponto de venda que concentrasse não apenas itens verdes e inteligentes, mas também um local de informação e conscientização.

A rede Green Depot é considerada hoje a resposta eco à gigante varejista Home Depot. A diferença, obviamente, é que na versão “verde” todos os produtos para casa (material de construção, móveis, decoração, iluminação, pisos, acessórios, produtos de limpeza) têm como diferencial a economia dos recursos naturais. E os atributos eco-friendly de cada item são apresentados dentro de um esperto sistema de ícones, que facilita o entendimento do consumidor e consolida a solução da rede para este que sempre foi um desafio neste nicho.

Na loja existem aparelhos para medir o uso da energia e dos alergênios, isolantes naturais feitos de denim reciclado e jornal (para melhorar a qualidade do ar), pincéis que se separam dos cabos e que se acoplam à torneira para limpar... O respeitadíssimo portal mundial de tendências WGSN apontou o Green Depot como uma novidade a ser vista pelo ótimo visual merchandising. E um dos atrativos neste quesito é um balcão onde o consumidor compra refil de produtos de limpeza para abastecer suas embalagens vazias. Graças a um projeto super bem bolado e atrativo, somado ao aumento de consciência e alguma economia no bolso, os nova iorquinos têm cruzado a cidade com seus frascos de detergente e limpa-vidros na bolsa! Eles entram vazios na Green Depot, saem cheios, e a natureza agradece.

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