Marketing  | 11.07.2016 | Redação

Febravar: a moda muito além do corte e costura
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. Divulgação/Febravar

A moda, um dos mercados do varejo que mais passa por mudanças foi tema de painel que encerrou as programações do último dia do Congresso Brasileiro do Varejo na 4ª edição da Febravar, evento que ocorreu de 06 a 08 de julho, em Porto Alegre/RS.

Um dos estilistas brasileiros de maior destaque no mercado internacional, Alexandre Herchcovitch, convidado especial para o evento, destacou que seu primeiro interesse por moda veio da curiosidade em saber como construir uma roupa. Com a mediação da sócia-proprietária da Compassing, consultora do Sebrae e mediadora do painel, Tatiane Alves, após a entrevista com Alexandre, a apresentadora e editora-chefe do GNT Fashion, Lilian Pacce se juntou ao palco para um bate-papo e troca de ideias.

Tatiane começou a conversa levantando a questão sobre os pequenos estilistas, de que forma ele pode romper a barreira inicial da entrada do mercado. Sobre isso, Herchcovitch aponta que nenhuma empresa nasce grande. “No primeiro momento é preciso ser empresário, estilista, administrador... Fazer um pouco de tudo. Vai errar bastante, mas será fundamental para o crescimento. Se for para fazer uma escolha, contrate costureira ou modelista e não um administrador, por exemplo, pois no início não há nem dinheiro para administrar”, sugeriu, alertando para que no começo é preciso arriscar e ser do tamanho que deve ser, o avanço acontece com o tempo. Lilian concorda dizendo que é uma conta de armazém: “É preciso colocar no papel. Por mais que gerir um negócio não seja a função dele, no momento inicial será, até para depois ele saber demandar um profissional. Acho que essa nova geração já tem isso mais evidente, pois se preocupa mais com os resultados.”

Em relação às parcerias entre estilistas fica a dúvida de como se juntar à outro profissional sem perder sua identidade. Ambos garantem que quem tem identidade sozinho, terá identidade em grupo. “Compartilhar não faz mal para ninguém, ao contrário, isso vai ajudar com que as duas cresçam simultaneamente. Quem tem DNA próprio, terá junto também, dentro de uma multimarca ou monomarca. Isso é um começo, talvez um dia poderá partir para uma loja própria”, frisou. Para o estilista, a parceria ideal é entre aquele que cria com o que administra, pois às vezes o estilista é engolido pela parte administrativa e fica sem tempo para produzir.

O varejo da moda passa por muitas deficiências, a falta de informação por parte de quem atende é apontada como principal pelos painelistas. “Os vendedores não conhecem moda, não entendem. Essa é a diferença entre as marcas nacionais e internacionais. Falta um conhecimento do produto que você está oferecendo”, alegou Lilian. Complementando, Alexandre defende que é preciso promover experiências ao consumidor. “Eu sempre fiz questão de fazer qualquer nível de reforma nas roupas, até em calça jeans, que é mais complicado.”

Indagados sobre o “see now, buy now” (“veja agora e pague agora”), ambos confirmam que o assunto está em discussão, mas acreditam que é uma coisa muito nova. “Tem empresas grandes que não vão entrar nisso nunca. Como você vai entregar algo no mesmo dia em Tóquio, São Paulo e na China? É preciso definir o significado de ‘now’. Amanhã? Dez dias? Um mês?”, questionou a apresentadora do GNT.

Por fim, eles destacaram a vocação da moda de falar sobre diversos assuntos em suas apresentações e é isso que encanta. “Arte, esporte, música, tudo são inspirações para criações. Têm o poder de transformar o que pode ser usado”, disse Lilian. Alexandre acrescenta que: “É uma área que abre a discussão sobre diferentes aspectos ligados a ela. Se você quer crescer na moda, esteja conectado, atento a tudo que acontece, olha para fora e para dentro para fazer tua história.” 

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