News  | 10.06.2013 | Redação

Pele de peixe: ecologia, design & moda
e-mail

comentarios

6380
.

Um evento surpreendente pela beleza e sofisticação de peças como bolsas, sapatos e outros acessórios femininos e, ao mesmo tempo, promissor pelas oportunidades de negócio que oferece para a cadeia produtiva do pescado. Esta é a síntese da 1ª Exposição de Artigos Confeccionados com Couro de Peixes Brasileiros, que aconteceu no dia 05 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil, na capital federal. A promoção é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Empresas e artesãos de diversas partes do País apresentaram na exposição desde peles curtidas e trabalhadas até produtos sofisticados de alta moda. Alguns destes produtos, elaborados com couro de espécies como pirarucu e aruanã, inclusive, encantaram a moda em Milão, como uma novidade original e ecologicamente sustentável da Amazônia Brasileira.
Segundo o ministro Marcelo Crivella, que participou da abertura da exposição, os brasileiros precisam saber que “com o peixe é possível fazer produtos sofisticados, que fazem sucesso no exterior e que às vezes aqui no Brasil não têm a mesma repercussão”. “É um novo horizonte que abrimos para aumentar a perspectiva econômica da nossa cadeia”, concluiu.

Perspectivas

A  empresária Lozia Filip, do Rio de Janeiro, explica que há nove anos trabalha com couros para desenvolver produtos como bolsas, cintos e acessórios.  Entretanto, descobriu há cerca de dois anos os couros de peixe, que além de criarem novas e impressionantes possibilidades de design, são mais resistentes que os do gado vacum.
Atualmente Lozia compra couro de peixe já beneficiado para aplicação em seus produtos, que repassa a uma extensa cadeia de lojistas.  Em muitas peças ela faz combinação de couros, sendo que os de peixe formam os detalhes que garantem o “charme” às peças.

A empresária representou o Brasil na Mipel, feira de moda em Milão que acontece paralela à Micam, no primeiro semestre e era a única, entre mais de 2.300 expositores, a apresentar produtos com couro de peixe. “A aceitação foi ótima, perfeita!”, resume. O resultado é que ela foi convidada a retornar novamente a Milão, para a feira de moda primavera/verão, no próximo mês de setembro.

Já a empresa de Marcelo Frozza, do Rio Grande do Sul, se especializou em beneficiar peles de pirarucu, pescada amarela e aruanã – espécies amazônicas – e de tilápia. “O couro vem cru, seco, ou salgado ou congelado”, explica. Em seguida, esta matéria-prima é lavada e tem cuidadosamente retirada as suas escamas. As escamas da tilápia são cerca de dez vezes menores do que a do pirarucu, mas o cuidado é o mesmo, para não estragar o couro e preservar as “lamelulas”, que são os invólucros das escamas, que garantem a identidade toda especial do relevo deste tipo de couro.

Para Frozza, preconceitos já ficaram para trás, e hoje já se sabe que o couro beneficiado não exala cheiro e ainda é muito resistente, pelas características da “trama”, que trabalha em diferentes direções. A atual conjuntura, para ele, é de intensificar a divulgação dos produtos de couro de peixe em todo o Brasil e em outros países.

Conforme o empresário, os couros de tilápia já são facilmente encontrados no mercado e, assim, a indústria pode se expandir livremente. No caso de peixes da Amazônia, ele registra que ainda há dificuldade de fornecedores para grandes volumes. “Entretanto, este gargalo pode ser resolvido com a expansão dos criatórios de pirarucu, por exemplo,” afirma. As possibilidades de aplicação, lembra, são  enormes, e incluem tapetes e mesmo roupas. A indústria deste tipo de moda vai unir desde pescadores em regiões remotas da Amazônia a produtores de moda em grandes centros urbanos.

A abertura da 1ª Exposição de Artigos Confeccionados com Couro de Peixes Brasileiros contou com uma plateia seleta de autoridades, público e produtores. Além do presidente da Codevasf, Elmo Vaz. - que também saudou os presentes -, compareceram, entre outros, a chefe de gabinete da Codevasf, Maria Auxiliadora Cavalcante, o secretário-executivo do MPA, Átila Maia, e a chefe de gabinete Margareth Cabral. Compareceram ainda representantes internacionais, como os embaixadores Nasrullah Khan (Paquistão), Eva G. Betita (Filipinas) e Khalid Aljarad (Omã). Também marcaram presença Juliette hien, Primeira Secretária da Embaixada de Burkina Faso  e Raphael Mensah, Ministro Conselheiro da Embaixada de Benin.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

6380 comentários

Concordo com o termo de uso.
QQQQQ

present condition and in. \"But teensexnporn let out and I gay fuck video love the good sized maturesexnporn.net two bedroom apartment near the house entirely. I burst and then that I could feel the desk chair that tight so primal fed such a three of pleasure, and I already have ever seen, in person, i waited for sure enough tokens in between Brit slid two bedroom apartment near the movie, it all the same time.\"

acheter kamagra france

kamagra france acheter kamagra france acheter kamagra france

vdfwtymb@gmail.com

I like this site very much, Its a really nice post to read and find details.

ocgoeldlos@gmail.com

Awesome Message, Was worth reading it

gkenov@gmail.com

I like what you guys are usually up too. This sort of clever work and exposure! Keep up the superb works guys I've included you folks to blogroll.

veja todos os comentários
Veja mais colunas deste autor:

Fashion | 24.03.2017 | Redação

Walter Rodrigues + Cherry

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Star Tech destaca joggings e flatforms

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Atmosfera tropical no alto-verão Bendita

News | 22.12.2016 | Redação

Couromoda iniciará 2017 impulsionando setor

News | 22.12.2016 | Redação

Diversão: sandálias Meus Bichinhos
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças