Art & Exhibition  | 11.07.2014 | Júlio Rossi

Beyond fashion
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Charles James foi um costureiro que consegui ver materializar suas exigências pessoais em cada peça, cada detalhe, cada ponto. Cristobal Balenciaga – que se diga de passagem não era dado a elogios – considerou James em sua época "o único no mundo que tem elevado a couture de uma arte aplicada para uma arte pura”. Já Christian Dior o chamou de "o maior talento da minha geração", além de ter creditado a ele a inspiração para o seu New Look. No entanto, ele não é lembrado – não foi imortalizado – como Chanel ou Yves Saint Laurent, apesar de ter sido um destes pragmáticos revolucionários que desempenham um papel descomunal na história da moda mudando a maneira como as mulheres se vestem. 

O “America First Couturier” era inglês e entre idas e vindas, daqui e dali, passou um tempo estudando em Paris – 1930 – mas foi principalmente um designer autodidata, princípio que o responsabilizava contundentemente por suas criações e o que lhe dava uma fé messiânica em sua singularidade. Poderia levar até dois anos para entregar uma peça, caso ela não estivesse ao seu gosto, caso não estivesse perfeita. Sua obsessão pelo apuro permitia, inclusive, dispensar certas clientes quando acreditava que elas não o levariam ao seu ideal. Não era maldade ou esnobismo, era puro profissionalismo.

O jovem James era um vanguadista, sua alfaiataria engenhosa contava com cortes "off-grain" (enviesados), costuras deslocadas, drapeados assimétricos e detalhes que são impossíveis de serem revelados em uma fotografia. Cecil Beaton – um de seus grandes amigos – até tentou, mas conseguiu captar “apenas” a fantasia de sua criações. Sua genialidade total era reservada para as poucas mulheres que vestiam suas roupas. Em quatro décadas ele entregou somente 2 mil peças. Neste mesmo período o atelier de Balenciaga confeccionou 12.000 conjuntos.


O designer considerava a figura feminina imperfeita, "intrinsecamente errada". Com um senso de proporção quase sobrenatural passou a corrigir as suas “falhas” com recursos técnicos e estéticos. Através dos tempos idealizou formas inovadoras que modificavam a silhueta criando anatomias surpreendentes. Mas James, normalmente, não recebia o crédito por suas apostas. Ele propôs a famosa linha “A” dez anos antes de Saint Laurent desenhá-la para a Dior.

  Com uma vida agitada – gastava mais que faturava – Charles Wilson Brega James morreu pobre, devendo 6 meses de aluguel, sem terminar o livro de memórias que estava escrevendo – pretendia chamá-lo "Além da moda” – e sozinho... Toda a saga deste escultor de roupas – segundo ele próprio: o maior costureiro no mundo ocidental – está na nova mostra do MET (Charles James Beyond Fashion), em Nova York. Além das raríssimas peças expostas em um “ball room” que ilustram toda sua trajetória, há esboços, manuscritos, simulações em 3D e braços robóticos que escaneam  suas criações mais fantásticas. A exposição pode ser vista até 10 de agosto de 2014. www.metmuseum.org   

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