Art & Exhibition  | 15.04.2016 | Redação

300 anos de moda
e-mail

comentarios

0
Robe “Joséphine”, 1907 de Paul Poiret. Foto: Jean Tholance © Les Arts Décoratifs, Paris

O Musée des Arts Décoratifs de Paris, que integra o complexo do Louvre, celebra o tricentésimo aniversário da sua coleção de moda, com uma exposição que atende o desejo expresso pelo público para finalmente exibir um panorama abrangente da história da moda ao longo de vários séculos. A mostra, que foi aberta ao público no último dia 7 abril e segue em cartaz até 14 agosto de 2016,  será uma oportunidade única de mostrar os tesouros e destacar as particularidades de uma coleção de moda com curadoria no diálogo pleno com os outros departamentos de um museu dedicado a todas as artes decorativas. A exposição “Fashion Forward, Três Séculos de Moda (1715-2015)” vai reunir 300 itens do século 18 aos dias de hoje.

A coleção de moda do museu atualmente abrange mais de 150.000 peças, que vão desde os tecidos antigos para criações de alta costura e silhuetas emblemáticas da moda prêt-à-porter, mas também incluindo acessórios, grandes coleções de desenhos e fotografias, e os arquivos dos criadores icônicos tais como Elsa Schiaparelli, Madeleine Vionnet e Cristobal Balenciaga. Hoje esta é a coleção mais importante da França, resultado da fusão de duas coleções incríveis - a própria que o Museu cataloga desde a sua criação em 1864, e a da União Francesa das Artes do Vestuário, fundada em 1948 e atualmente presidida por Pierre Bergé.

Para marcar o 30º aniversário da reunião desta grande coleção, fundada em 1986 por iniciativa de Pierre Bergé e da indústria têxtil francesa, com o apoio de Jack Lang, então ministro da Cultura, a exposição “Fashion Forward, Três Séculos de Moda” lança um novo holofote sobre um dos acervos mais ricos do mundo, mostrado pela primeira vez na Nave do museu.

São trezentas peças selecionadas que pretendem levar os visitantes a uma viagem através do tempo, destacando os momentos-chave na história da moda desde o final do século 17 para a criação mais contemporânea. Livre dos ditames da conservação das obras e as condições rigorosas de exibição, a exposição é concebida como um museu ideal da moda, apresentando os melhores exemplos de três séculos de criação habitualmente ilustrados em livros de referência. Ele também fornece uma visão fascinante sobre a evolução da moda através de seus designers, clientes e períodos. A moda é uma história de evolução das técnicas, materiais e desenhos, mas também uma história de mudança dos tempos e atitudes, um reflexo da arte de viver. A moda é ainda mais fascinante quando representa diálogos com as artes de seu tempo, assim como grandes figuras da alta costura como Charles
Frederick Worth, Jacques Doucet, Paul Poiret, Jeanne Lanvin, Madeleine Vionnet, Gabrielle Chanel, Christian Dior e Yves Saint Laurent.

De uma maneira nova, a exposição recria cada um desses “momentos de moda” em seu contexto humano, artístico e social, através de elipses que ilustram afinidades eletivas constantes da moda com as artes  decorativas. Painéis de madeira do século XVIII, papéis de parede cênicos por Zuber, desenhos de Paul Iribe para “Vestes de Paul Poiret”, e as portas de palha de marchetaria criadas por Jean-Michel Frank para o escritor François Mauriac, proporcionam o cenário  perfeito para expressões estilísticas da moda e as metamorfoses do corpo e estilo do século 18. A exposição culmina com a efervescência e ecletismo singular do cenário da moda contemporânea global, em que os nomes dos criadores mais originais estão agora associados com a maioria das casas de moda antigas.

Porque toda a história da moda é também uma história do corpo e estilo, a direção artística da exposição foi confiada ao dançarino britânico e coreógrafo Christopher Wheeldon, artista que já foi uma das grandes estrelas do New York City Ballet e vencedor de um prêmio Tony por sua adaptação para o palco de Um Americano em Paris, em 2014, baseado no filme de Vicente Minelli. Em colaboração com o cenógrafo Jérôme Kaplan e assistido por Isabelle Vartan, Christopher Wheeldon conseguiu dar à coleção uma dimensão sensual e poética, dando nova vida a estas criações ilustres, transformando todas as fases da exposição em um mundo em si mesmo. Cada um desses momentos é reforçado por uma colaboração exclusiva com os dançarinos da Ópera de Paris, em que uma coreografia lança graciosamente nova luz sobre uma silhueta, postura ou atitude característica desta evolução social e artística do corpo.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Fashion | 24.03.2017 | Redação

Walter Rodrigues + Cherry

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Star Tech destaca joggings e flatforms

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Atmosfera tropical no alto-verão Bendita

News | 22.12.2016 | Redação

Couromoda iniciará 2017 impulsionando setor

News | 22.12.2016 | Redação

Diversão: sandálias Meus Bichinhos
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças