Art & Exhibition  | 08.06.2016 | Redação

Artikin: arte em seu tempo
e-mail

comentarios

0
.

Artikin é uma plataforma de curadoria e criação de conteúdo especializado em arte. A espinha dorsal do projeto é um aplicativo para celular, o app Artikin, que funciona como um guia cultural que organiza a agenda de arte da maneira mais prática possível: por data de encerramento, em contagem regressiva. O app está disponível para iPhone e Android.

No aplicativo, as exposições que estão prestes a sair de cartaz ficam no topo da lista para que, assim, o usuário priorize suas visitas. Diferentes filtros customizam a visualização da agenda e um mapa indica as expos mais próximas a sua localização atual. É possível selecionar as mostras favoritas e compartilhar em outras mídias o seu próprio roteiro. Além da programação dos principais museus, o aplicativo Artikin também lista espaços alternativos ou independentes onde acontecem exposições não tão divulgadas pelas mídias convencionais.

Na seção ROTAS, o sistema propõe a criação de trajetos elaborados para o aproveitamento total de um passeio focado em arte. Os caminhos contemplam diferentes regiões da cidade e indicam as exposições que a equipe da empresa recomenda e a sequência mais prática para visitá-las. Na seção AULAS, o programa lista cursos, palestras e workshops sobre arte, selecionados entre as melhores instituições, desde museus tradicionais até espaços experimentais.

Confira, a seguir, uma entrevista com Eduardo Biz, diretor da Artkin.

Qual o propósito do app?
São Paulo, como todas as grandes cidades, oferecem muitas opções de lazer cultural. São dezenas de exposições que abrem toda semana e muitas passam despercebidas em meio a tantas alternativas. Criamos um guia com conteúdo escolhido a dedo. Artikin existe para que as pessoas experimentem mais arte.

Então, o objetivo é incentivar as pessoas a visitar exposições? Quem se interessa por arte possui objetivos amplos. A arte tem o poder de mudar a vida para melhor e queremos que todos se beneficiem disso. Em nossas mídias, falamos de arte de uma maneira simples e direta. Temos um canal no Youtube sobre conceitos da história da arte, organizamos passeios às exposições para pequenos grupos acompanhados por experts em arte e produzimos um zine mensal, em formato impresso e distribuição gratuita, com as exposições que recomendamos.

Para quem Artikin se direciona?
A gente acredita que arte é um privilégio aos que se abrem a esta experiência: a arte é para quem quiser. Aquela imagem do mundo da arte como inacessível e elitista não compactua com nossos valores. Acreditamos que arte deve gerar aproximação, e não afastamento. Artikin é para quem quer vivenciar a arte no seu tempo.

Como são escolhidas as exposições da agenda?
Temos um gosto especial pelo novo, por isso divulgamos novas galerias e espaços experimentais que geralmente não são considerados por outros veículos de comunicação. É claro que também cobrimos a programação de museus e instituições tradicionais. Além disso, as sugesões dos usuários contribuem muito na construção da agenda.

O app cobre apenas São Paulo?
Por enquanto, sim. Em breve, serão incluídas outras cidades.

De que maneira o projeto se sustenta?
Artikin é um projeto independente. Nosso negócio é comunicar arte de uma maneira nova, leve e smart. Isso é o que gostamos de fazer: curadoria e pesquisa de arte. Aos poucos, vamos apresentar ideias e testar suas possibilidades de retorno financeiro. Queremos nos aproximar de instituições e parceiros que nos ajudem a elaborar novos projetos, para que as pessoas visitem cada vez mais exposições e aprendam mais sobre arte.

Qual a explicação do nome Artikin? O app lista as exposições em uma contagem regressiva por data de encerramento e funciona como uma agenda em movimento, como um lembrete de que o tempo está passando – “the clock is ticking… art is ticking”: Artikin – Voilà!  

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Fashion | 24.03.2017 | Redação

Walter Rodrigues + Cherry

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Star Tech destaca joggings e flatforms

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Atmosfera tropical no alto-verão Bendita

News | 22.12.2016 | Redação

Couromoda iniciará 2017 impulsionando setor

Fashion | 22.12.2016 | Redação

Demasiado Humano
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças