Art & Exhibition  | 14.06.2016 | Redação

O poder da forma
e-mail

comentarios

0
Em uma exposição icônica, a história da silhueta é desvendada do ponto de vista dos gênios da moda.

Ao libertar as mulheres da opressão dos espartilhos e corsets nos anos 20, os criadores do início do século passado não sabiam, mas estavam recriando os padrões estéticos para sempre. Com influências do austero guarda-roupas masculino e mirando na fluidez do Oriente – sobretudo nos quimonos usados pelas gueixas – estilistas renomados, como Coco Chanel, Madeleine Vionnet e Paul Poiret, resedenharam a moda da época e de quebra criaram um diferente conceito de feminilidade. Algum tempo depois, já nas décadas de 80 e 90, foi a vez de outra trupe de designers – formada por Issey Miyake, Yohji Yamamoto e Martin Margiela – subverter a ordem das coisas e recriar, mais uma vez, a silhueta humana. Com toques minimalistas e peças que lembravam uma espécie de casulo, os designers apostaram na força de desenhos abstratos e reinterpretaram o termo “haute couture” de forma definitiva. Para mostrar toda esta evolução, o museu de moda da Antuérpia, o incrível MoMu, recebe a exposição “Game Changers – Reinventing the 20th Century Silhouette”, onde uma seleção de peças ícone da história mundial são reverenciadas por sua importância fashionista.

Para dar ainda mais peso ao conceito de forma e estilo reverenciado no século passado, os curadores da mostra exploram com destaque as inovações de um dos maiores especialistas no assunto – o espanhol Cristóbal Balenciaga. Por ser visto como uma figura central entre os dois períodos, o designer ganha espaço nobre na mostra, que discute temas como a liberdade de movimento, a arquitetura de volumes e o espaço em torno do corpo. Em 1939, o estilista ficou conhecido ao lançar peças cujas mangas ostentavam ombros caídos e silhuetas quadradas, além de vestidos com quadril arredondado e cintura mais estreita. Entre as apostas vanguardistas do gênio, ainda estavam jaquetas largas e saias evasês – e tudo isso uma década antes do estrondoso “New Look” assinado por Christian Dior. Com a intenção de mostrar que moda vai muito além das tendências – e tem a ver com liberdade e imaginação – o espaço destaca cerca de 100 obras icônicas, entre peças de acervo próprio e outras emprestadas das coleções dos museus do Fashion Institute of Technology, em Nova York, e do Victoria & Albert, de Londres.

Game Changers – Reinventing the 20th Century Silhouette
Fashion Museum Province of Antwerp
National Estraat 28, 2000
De 18 de março a 14 de agosto

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Fashion | 24.03.2017 | Redação

Walter Rodrigues + Cherry

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Star Tech destaca joggings e flatforms

Fashion | 26.01.2017 | Redação

Atmosfera tropical no alto-verão Bendita

News | 22.12.2016 | Redação

Couromoda iniciará 2017 impulsionando setor

Fashion | 22.12.2016 | Redação

Demasiado Humano
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças