Architecture  | 26.09.2013 | Luciane Bohrer

Il Gufo: luxo para o público infantil
e-mail

comentarios

0
.

Uma das lojas infantis de luxo mais badaladas do mundo, a Il Gufo começou com uma produção artesanal que deu o tom da sua identidade. A grife com sede em Asolo, na Itália, tem distribuição em mais de 30 países, mas nunca perdeu  suas origens. Especializada na fabricação e distribuição de coleções de alta qualidade para crianças de 0 a 14 anos, a Il Gufo sempre baseia suas criações em materiais de alta qualidade, pesquisa constante em tecidos e atenção ao mais ínfimo pormenor.
 
Essa filosofia também pode ser observada nas lojas da rede. Para que esse espírito fosse reconhecido nas paredes de cada estabelecimento, era preciso uma parceria certeira. E isso aconteceu através das mãos do arquiteto Filippo Caprioglio que já deixou marcas no design das boutiques de Nova York, Turim, Milão, Roma e Palermo. Tudo supervisionado pelo olho clínico de Alessandra Chiavelli, diretora de brand managing e o cérebro por trás do projeto. Ela diz que cada passo do plano de expansão internacional deve ser minusciosamente analisado. “Vamos levar nosso estilo para vários lugares do mundo. Queremos expandir o lema "crianças vestidas como crianças", por onde passamos”, explica Alessandra.

O denominador comum visual do ponto de venda em todas as lojas da marca é o branco absoluto. A iluminação extra clara ganha um toque a mais com o vidro do mezanino que faz jogos de luz e perspectivas no teto que parece flutuar no vácuo. O toque de cor mais evidente é o logotipo da marca em vermelho. Mais cores fortes apenas no piso que tem o carvalho como matéria-prima. Um espaço minimalista que é, ao mesmo tempo, acolhedor e contemporâneo. Projetado para ser amigo da criança - com cantos arredondados e componentes altamente seguros -que servirão de armário e cabide para modelos que depois serão estrelados por bebês e crianças super contemporâneas.

Outra ferramenta vem da parte tecnológica do ambiente com projeções de imagens icônicas, como desfiles de moda, eventos e vídeos sobre a grande parede principal, que é revestida com pintura especial. Assim, uma tela enorme passa imagens que reverenciam o autêntico espírito dos lugares onde a grife passa. Há também uma área de lazer para os visitantes mais jovens: um espelho mágico enorme pode ser transformado em um monitor incomum, onde desenhos animados e imagens divertidas são projetadas. Conversamos com o arquiteto Filippo Caprioglio que desvendou a alma do projeto nessa entrevista.
 
O que a decoração da Il Gufo tem que uma loja adulta não tem?
Com o trabalho que fizemos para Il Gufo pretendemos recriar uma atmosfera de elegância, mas com um tom de casa, de lar. Uma espécie de "sentimento caseiro", porém mantendo linhas puras entre os detalhes orientados para as crianças. Uma combinação de elementos que, na nossa opinião, define a diferença com outras lojas, seja para o público infantil, ou para o público adulto. É uma loja seleta.

O que é importante ressaltar em um ambiente onde crianças vão interferir e interagir?
Muitos elementos, como o tipo de material que se usa para a construção dos displays. O design vem evoluindo não somente no que se refere a formato, mas ao longo dos anos evoluiu nos tratamentos das bordas e dos cantos que devem ser arredontados. Além disso, os formatos devem ser lúdicos e devem comunicar alguma coisa para os pequenos para que eles se relacionem com o ambiente.

Qual é o segredo para que essa relação aconteça?
Bem, eu não sei se isso é um segredo (risos), mas certamente oferecer para as crianças um ambiente amigável, aconchegante e dentro das suas dimensões é uma chave importante. Também oferecemos um pequeno toque de magia, inserindo atrás do espelho, uma tela de luz invisível com desenhos animados ou filmes. Histórias ajudam muito a contruir elos.

E as vitrines?
Há uma equipe especial para pensar nos projetos de vitrinismo. Durante a obra dessa loja, específica, todo nosso staff uniu-se è essas pessoas que deram muitos feedbacks sobre os elementos que deveriam constar nas vitrines. É bacana essa troca para que – depois da obra terminada – haja espaço para a criação independente das limitações da parte civil.

Na hora de projetar um espaço desses, vocês consideram a visão dos pais?
Bem, vamos dizer que os pais, ou à vezes os avós, no final do processo bancam a compra. Então, temos que pensar neles também. Levamos em consideração a forma como os adultos perceperão os produtos, o ambiente, mas acredito que a chave é que eles sintam a loja leve, elegante e, ao mesmo tempo, confortável para seus filhos enquanto são calçados e vestidos.

Qual é a importância da identificação e da relação do arquiteto com a loja nesses processos?
Bem, eu diria que é essencial conhecer os produtos e a filosofia da marca que você está trabalhando. No caso da Il Gufo,  a chave é pureza e a elegância, mas sem perder o sentido de classe e o calor humano. Trabalhamos diretamente com a propriedade de que a comunicação é fundamental em qualquer fase da obra. Os gerentes da área de varejo estavam sempre com a gente para sugerir a melhor exibição de produtos e o melhor efeito visual para a venda.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Gestão | 28.11.2014 | Luciane Bohrer

O fracasso me subiu à cabeça

Gestão | 17.04.2014 | Luciane Bohrer

O melhor de cada um

Retail | 02.07.2013 | Luciane Bohrer

L’Eclaireur: moda, conceito e arquitetura em Paris

Art | 01.07.2013 | Luciane Bohrer

Cate Parr: arte e sensibilidade em aquarelas

Talent | 21.05.2013 | Luciane Bohrer

Christopher Moro: habilidade incomum
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças