Architecture  | 05.06.2014 | Júlio Rossi

Moda de Stuart Weitzman + obra de Zaha Hadid
e-mail

comentarios

0
.

Moda + arquitetura

O designer de calçados Stuart Weitzman pediu à icônica arquiteta iraquiana Zaha Hadid para criar o novo conceito de suas lojas. Contudo, apenas cinco endereços – de mais de 100 pontos de venda próprios espalhados pelo mundo – contarão com a visão inovadora da arquiteta. Depois de Milão e Hong Kong, Roma, Beijing (Pequim) e Nova York estão entre as prioridades da marca.

A flagship store de Milão fica no número 10 da sofisticadíssima Via Sant'Andrea. Ela faz parte do famoso quadrilatero della moda, região do comércio de luxo da cidade, juntamente, com a Via Montenapoleone, a Via della Spiga, a Via Manzoni e a Corso Venezia. O endereço foi escolhido como o local de estréia para o novo design das lojas pelasua reputação como um dos destinos de compras mais desejados do planeta. O espaço com 280m² é um verdadeiro marco no varejo de calçados. Nele é possível perceber a ideia marcante de "arte total” – mesma essência do art nouveau.

Zaha Hadid estabeleceu ali os princípios formais que deverão ser repetidos em outras lojas – o que já aconteceu em Hong Kong. A proposta é um diálogo fluido e vital entre a geometria e a matéria, criando um ritmo, absolutamente, irresistível do piso ao teto. Tudo isso balizado por fundamentos de ergonomia e funcionalidade.

A arquiteta dividiu o conceito de design da Stuart Weitzman em elementos invariantes e adaptativos. Isto permite a cada projeto estabelecer interações específicas em outras localidades ao redor do mundo, contudo, sem perder as diretrizes capazes de permitir que cada endereço possa ser reconhecido como um espaço característico da marca.

Firmado em uma paleta de pigmentos monocromáticos sutis, o projeto cria uma paisagem interior a ser descoberta. Curvas, dobras e reentrâncias, foram moldadas a partir da visão inovadora e única de Hadid. A justaposição destes elementos distintos define as diferentes áreas da loja e pretende apurar o relacionamento entre o cliente e a coleção. O resultado é uma verdadeira experiência espacial garantida por uma combinação complexa de tecnologias de construção e acabamentos.

Os expositores modulares curvos – que também servem de assento – e os elementos de visualização independentes que foram construídos a partir de fibra de vidro e banhados em ouro rosa, capturam os olhares. Já a precisão das complexas linhas curvas, que dominam o ambiente, gera pontos focais e outras áreas de exposição. A fantástica iluminação e outras inovações, tal como, as telas com sensores de presença que se transformam em espelhos funcionais, contribuem para esta ser uma experiência de varejo one-of-a-kind.

A colaboração com Zaha Hadid Architects é um componente importante da expansão de varejo global estratégico da marca Stuart Weitzman no setor de luxo. Mas não só isso, o escritório e a marca pretendem, ainda, reinventar a relação que existe entre moda e arquitetura. E ao que tudo indica estão no caminho certo.
 
Flagship - ou carro-chefe é um termo naval que significa “o mais importante membro ou líder de um grupo”. A expressão tem uso metafórico no varejo e outros segmentos. É usada como adjetivo que determina o produto mais relevante ou altamente considerado, local ou serviço, oferecidos por uma empresa, por uma marca. Uma falgship store é algo como a "loja âncora" ou “loja conceito” de uma rede de varejo.  

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Trend | 16.11.2016 | Júlio Rossi

Os calçados do verão 2017

Coming soon | 14.07.2016 | Júlio Rossi

The look: É o babado

Bags and Shoes | 23.06.2016 | Júlio Rossi

Easy going

Style | 14.06.2016 | Júlio Rossi

Flatform: leveza de visual pesado

Trend | 08.05.2016 | Júlio Rossi

Cobra na cabeça!
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças