Architecture  | 30.04.2013 | Luciane Bohrer

Marni: pouco espaço, muito luxo e criatividade
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A partir de agora, você vai questionar seus conceitos sobre necessidade de espaço versus exposição de produtos. Uma loja de acessórios da Marni, projetada pelo escritório inglês Sybarite, prova que trinta metros quadrados são suficientes para transformar um pequeno ambiente em um atraente ponto de vendas. Mas vamos admitir que duas coisas contribuíram muito nesta transformação: Milão como cenário e 200 mil euros para a obra.

A grife italiana Marni já tinha, há dois anos, uma loja de trezentos metros quadrados na Via della Spiga. Com o sucesso de sua linha de acessórios, pensava em adquirir um espaço exclusivo para venda de sapatos, bolsas, cintos e afins. Então, em 2007, resolveu investir em um charmoso local de apenas trinta metros quadrados. Foi o início de uma nova postura de mercado da grife. A partir daí novas lojas de acessórios surgiram e hoje são nove lojas pelo mundo.

As paredes laqueadas e com perspectiva aumentada acomodam um arsenal de vitrines com iluminação por trás e ao redor de cada produto exposto. E a vitrine ao fundo da loja tem um formato diferente de tudo o que você já viu por aí. Simon Mitchell, um dos arquitetos responsáveis pela obra e diretor do escritório que conduziu este trabalho, explica que o ambiente tinha alguns cortes ao acaso que geraram soluções inteligentes para usar o espaço. Para ele, é importante observar o local e seguir o fluxo que ele mesmo dá. Assim surgiu a ideia dos manequins de fibra de vidro pendurados, fazendo no fundo uma composição elegante de looks. As caixas feitas de bambu espalhadas no meio da loja também são uma alternativa para aumentar a capacidade de exibição.

Nesta entrevista com Mitchell, descobrimos que o espaço, seja grande ou pequeno, pode ser usado para o bem da marca. Cada característica traz um objetivo diferente para conquistar o cliente. Confira o que mais ele usou do charme implícito nas pequenas coisas para transformar este ambiente em um modelo que pode ser usado em qualquer lugar do mundo.  

Como foi o início deste projeto para Marni?

O projeto começou quando o espaço ficou disponível para a compra, mas a Marni já estava procurando a locação perfeita para lançar uma nova e exclusiva boutique para a coleção de acessórios.

Qual foi a intenção da Marni ao escolher este lugar?

Via della Spiga é um ótimo lugar em Milão e esta pequena loja é bem na frente de outra boutique da Marni, na mesma rua, só que maior. Quando a oportunidade de adquirir a propriedade apareceu, eles decidiram que seria o local perfeito para uma loja apenas para seus acessórios, uma coleção incrivelmente importante para eles. Desta maneira, seria uma loja separada, mas próxima da loja principal. Não importava que o ambiente fosse pequeno, uma vez que acessórios também são peças delicadas, tudo convergia para o charmoso.

Pequeno pode ser sinônimo de charmoso?

O menor tamanho faz ser mais especial, como uma pedra preciosa escondida.
 
Quais itens podem ser usados em uma decoração para dar a sensação de um ambiente maior?

O reflexo da tinta faz com que o ambiente pareça maior. Principalmente, o teto rebaixado e a parede trabalhada, como se fosse puxada para frente, dão a sensação de perspectiva e a impressão de que a loja se expande ao fundo. O tapete cinza subindo pela parede como um rodapé faz parecer que o caminho continua além do que realmente é. O fundo iluminado e o display de fibra de vidro causam também uma profundidade para quem observa.

Como foi a decisão de ter uma vitrine em outro lugar que não a frente da loja?

Deixando aberta a visão para dentro da loja, todo o espaço tornou-se uma grande vitrine, o que deu um efeito muito mais eficiente.

Como o escritório começou a trabalhar com grifes de luxo?

Nós somos arquitetos da Marni desde 2002. Nós temos tido muita sorte com nosso trabalho, afinal, os clientes aparecem através do boca a boca feito por outros clientes. Alberta Ferretti nos abordou em 2007 porque ela procurava por arquitetos para desenvolver um novo conceito de loja e gostou do que viu em nosso trabalho em outras obras já prontas.

Onde as marcas de luxo buscam elementos para decorar seus ambientes?

Inspiração vem de qualquer lugar, de coisas mundanas ou belas no mundo ao nosso redor. Nós tentamos buscar elementos naturais em formas que eu nomeio orgânicas. Há também uma troca entre o arquiteto e o cliente e, particularmente com um cliente como Marni, com quem já trabalhamos em sua loja conceito, há bastante envolvimento. Nós nos inspiramos na coleção da marca e, ao mesmo tempo, às vezes, encontramos ecos de nossos desenhos nas roupas e peças da Marni.  

Quais são seus próximos projetos envolvendo marcas de luxo e o varejo?

Nós estamos sempre trabalhando em vários locais para Alberta Ferretti e Marni dando conta da expansão dessas marcas. Temos vários projetos acontecendo em Istambul, Tamagawa, Xangai e nos Estados Unidos. Estamos trabalhando também com Stefanel, continuando um novo conceito que desenvolvemos para eles.

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