Talent  | 29.05.2013 | Juliana Berwig

A melancolia fashion de Vinicius Bobsin
e-mail

comentarios

0
.

Em um campo que um dia foi florido, duas pessoas se encontram, se olham, se tocam, se reconhecem... Com uma trilha sonora cortante, e em pouco mais de um minuto, os personagens mudam de cenário e se perdem em meio a uma grande cidade. A beleza das imagens, retratada em preto e branco, é fruto olhar melancólico de Vinicius Bobsin, designer que trocou o Brasil pela Suécia e a arte da fotografia por vídeos repletos de sensibilidade.
 
Com uma câmera na mão e um olhar apurado, um jovem estudante de moda posta um vídeo na internet como exercício para aplacar a solidão de casa. Em meio a imagens trêmulas e planos rápidos, a inspiração era a própria vida, filmada com delicadeza ímpar. Qual a probabilidade de um grande nome da moda não somente assistir a um trabalho tão pessoal, mas se emocionar com o mesmo a ponto de querer transformá-lo no teaser de divulgação de sua marca? Batizado de “Northern Moon”, a pequena criação de Vinicius Bobsin virou objeto de desejo do belga Bruno Pieters, ex-diretor criativo da Hugo Boss e idealizador da Honest By, grife que levanta a transparência da indústria fashion ao mostrar ao consumidor o preço de cada material utilizado.

O resultado do encontro não poderia ser melhor: a produção de um filme exclusivo para divulgar todo o diferencial – e toda a filosofia – por trás da marca que busca revolucionar o conceito de consumo consciente. Para Vinicius, a parceria rendeu bem mais do que um vídeo. “A aproximação foi totalmente orgânica. Eu, que já vinha tentando, a cada dia, ter uma vida mais e mais em harmonia com a natureza e o mundo, depois de colaborar com a Honest By, fiquei ainda mais alerta para todas essas questões. E aquela frase de Gandhi, “seja a mudança que você deseja ver no mundo”, que o próprio Bruno utilizou quando lançou a grife, faz cada dia mais sentido pra mim. Eu o admiro e respeito muitíssimo”, comenta.

O conceito não é totalmente desconhecido para o brasileiro, que se diz influenciado pela natureza e por coisas singelas da vida – seja no Brasil ou na Suécia. “Acho que foi por isso, afinal de contas, que eu acabei me mudando para o lado de uma floresta. Além disso, minha estética é muito influenciada pelos meus sentimentos. Apesar de ser uma pessoa alegre, algumas emoções, como a minha melancolia, e até a tristeza, são mais fáceis de serem trabalhados, seja em uma foto ou em um vídeo”, afirma Vinicius. A fotografia, aliás, foi a primeira paixão do designer, que diz preferir as antigas máquinas analógicas à frieza das câmeras digitais.

Dividido entre as duas plataformas, Vinicius segue a vida com um olho aberto para o novo. “O mundo e suas possibilidades infinitas, o amor, a tristeza, a amizade… Tentar expressá-los com meu trabalho é, para mim, um dever”, filosofa. A rotina na Suécia, país que define como grande criador de tendências, também é fonte de inspiração, assim como sua plantação de flores e legumes orgânicos. E o futuro? “Meus planos são que meu jardim floresça muito esse verão, que eu seja a mudança que eu quero ver no mundo, que eu continue estudando e criando… Ah, e espero que as empresas que produzem filmes para câmera analógicas continuem existindo”, finaliza.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Pop | 23.03.2017 | Juliana Berwig

Double trouble

Art | 27.03.2016 | Juliana Berwig

A força criativa de Fernanda Guedes

Icon | 17.03.2016 | Juliana Berwig

Brilho eterno e incontestável

Pop | 15.02.2016 | Juliana Berwig

It`s all about Kanye

Pop | 11.12.2015 | Juliana Berwig

Father John Misty, do fundo do coração
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças