Talent  | 21.06.2013 | Juliana Berwig

Mutta Shoes: talento e originalidade
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Entre memórias, preferências e gostos pessoais, o que faz uma pessoa escolher sua profissão é uma soma de fatores nem sempre aleatórios. O acerto entre estas partes – e mais uma pitada generosa de talento – é o que define a trajetória daqueles que ousam seguir um destino determinado pelo coração. No caso de Matheus Simões, o jovem estilista à frente da Mutta Shoes, a opção por criar calçados exclusivos foi a melhor maneira de expressar uma criatividade inerente e um espírito empreendedor, fatores que já projetam sua marca dentro e fora do país.

Em um pequeno espaço na mais recente edição da feira Bread and Butter, tradicional mostra alemã que celebra o melhor do streetwear, uma marca brasileira chamou a atenção da mídia local. Com menos de dois anos no mercado e apostando em matérias-primas selecionadas e uma manufatura minuciosa, a Mutta Shoes ganhou os holofotes pela combinação criativa de design e atitude. As criações da grife são do empresário e estilista gaúcho Matheus Simões, que descobriu sua vocação ainda na adolescência, em meio a muitas dúvidas e possibilidades. “Como ainda não tinha descoberto minha verdadeira paixão, decidi conhecer um pouco mais das profissões que eu curtia. Fiz curso de fotografia, li uns livros sobre cinema, fiz teatro e um curso de modelagem de calçados no Senai. Me apaixonei por sapatos e o resto é história”, conta.

Pensada e repensada nos míninos detalhes, a grife evidencia um desenho contemporâneo em tênis que transbordam originalidade. Com espaço nobre em blogs badalados – como o Highsnobiety e o Hypebeast – a marca foi ganhando repercussão e confiança para participar de feiras internacionais. Por aqui, já conquista espaço através das redes sociais e de um site de vendas exclusivo com entrega para todas as partes do Brasil. Disputando espaço em um mercado dominado por grandes marcas, a empresa foca no que tem de melhor: tênis com modelagem única e atenção nos detalhes. E vem fazendo barulho com esta fórmula.

As referências brasileiras também fazem parte da estratégia da Mutta para se diferenciar em um mar de etiquetas cada vez mais parecidas. “Gosto de me inspirar no que ninguém consegue ver, na beleza que ninguém valoriza ou se apropria e nos elementos da nossa cultura e do nosso povo que a moda não enxerga. É dessa forma que eu vou fazer quem não é brasileiro se apaixonar pelo Brasil e quem é, se surpreender com a beleza de um tipo de Brasil desconhecido. Sinto orgulho em dizer que nossos calçados são produzidos com matéria-prima nacional.”, afirma o designer. Apostando em mutação – uma das palavras de onde o nome marca deriva – a empresa sabe que ainda tem um longo caminho a percorrer, com criatividade e uma ousadia corajosa.  

De que maneira seu design se diferencia das outras marcas?
Sendo um grande consumidor de tênis, eu sabia muito bem o que não me agradava na qualidade, design, embalagem e comunicação das grandes marcas. A Mutta ganhou vida quando decidi pegar as coisas que me incomodavam e fazer um projeto que atendesse essas necessidades. Oferecemos o que as grandes grifes não oferecem: tratamento personalizado, tanto no relacionamento quanto no produto final, materiais nobres que não são encontrados em nenhuma outra marca, uma produção local e em pequena escala. Tudo isso unido a um design impecável.

Como o consumidor percebe que o produto é especial?
Nossa produção é sob encomenda. No momento em que o seu Mutta começa a ser feito, ele já está sendo feito para você, isso é completamente diferente do que simplesmente pegar uma caixa no estoque e enviar pro cliente. O processo de fabricação acontece em pequenas fábricas e ateliers. Aproximamos tanto o processo produtivo como os materiais usados antigamente na fabricação manual de sapatos masculinos. Somos uma marca pessoal e transparente e gostamos de mostrar como produzimos nossos calçados, pois sabemos que essa forma de conceber produtos possui uma beleza única.

A brasilidade é importante no seu trabalho?
Sinto orgulho que nossos calçados são produzidos no Brasil com matéria-prima brasileira. Me deixa feliz ver as famílias dos artesãos que trabalham com a gente serem beneficiadas pelas nossas vendas. Esse aspecto social e comunitário é uma das coisas que me faz sair da cama de manhã. É por isso que eu vejo a Mutta muito mais como um projeto do que como uma marca. Os produtores e consumidores interagem e ambos se beneficiam.

Quais suas inspirações na vida e na moda?
Minhas inspirações, tanto na vida quanto na moda, sempre foram estratégias de sair do comum. Gosto de me inspirar no que ninguém consegue ver, na beleza que ninguém valoriza ou se apropria, nos elementos da nossa cultura e do nosso povo que a moda não enxerga. A Mutta, em uma palavra, é mutação. É um projeto para pessoas criativas, que não são estáticas, que estão sempre buscando novos conhecimentos e desvendando novas áreas.

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