Talent  | 19.11.2013 | Juliana Berwig

Identidade própria e atmosfera retrô
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A combinação entre matérias-primas selecionadas e design cada vez mais autoral tem sido uma receita utilizada pelas jovens marcas de calçados brasileiras. Atenta aos anseios de consumidores que primam por exclusividade e não abrem mão de produtos diferenciados, A Mafalda segue a formula à risca, criando sapatos de inspiração vintage.

Entre a charmosa atmosfera dos anos 20 e a modernidade de construções pensadas sob o ponto de vista da ergonomia encontram-se as referências de Maria Fernanda Sodré, a estilista a frente de A Mafalda. Desde 2008 no mercado, a marca vem se destacando ao mostrar artigos em sintonia com os desejos do momento, mas mantendo a originalidade em forma de pequenos e surpreendentes detalhes. Com um trabalho quase artesanal, as peças refletem o universo de sua criadora, uma apaixonada pela arte calçadista. “Desenhar um sapato é algo muito minucioso. Faço e refaço o projeto muitas vezes, é quase um quebra-cabeça onde tudo tem que se encaixar no lugar certo”, destaca. 

O que começou sem pretensões através do trabalho de conclusão de Maria Fernanda, acabou se tornando um negócio com potencial para agradar um perfil específico de mulheres – com informação de moda, em busca de bem estar e adeptas da versatilidade de usar o mesmo produto para trabalhar, ir ao shopping ou jantar na sexta-feira à noite. Maria Fernanda acredita que o fato de não seguir tendências específicas e apostar em design sofisticado é o que tem feito a diferença na hora de chegar ao público-alvo. “Sempre procurei fazer o que acho bonito. No começo tinha até medo de ver outras referências, já que sempre quis fazer um trabalho realmente autoral”, explica a estilista.

Apesar de marcar presença em um nicho de mercado menor, mas ainda assim bem explorado por diversas marcas, a fórmula de A Mafalda tem sido simples: apostar no mood vintage sem exageros e caprichar nos acabamentos artesanais. “O Brasil tem poucas e ótimas marcas de sapatos com design e qualidade nos produtos. A concorrência é difícil, mas tenho um objetivo desde que comecei, que é fazer artigos diferentes e confortáveis sem ter preços exorbitantes”, enfatiza a criadora. Os calçados com a etiqueta paulista são 100% feitos à mão e conciliam design sofisticado com aparência handmade, onde cada pesponto tem sua importância.    

Com distribuição pequena e muito bem dirigida, A Mafalda tem planos de crescer no futuro. Além de marcar presença em lojas selecionadas – especialmente de São Paulo – a empresa se prepara para manter um ponto de venda próprio. Apesar da evolução, Maria Fernanda faz questão que grife mantenha intactas suas referências, uma mistura entre os elaborados anos 20 e 60 com a modernidade das grandes cidades. “Adoro a estética destes períodos, simples e sofisticados. Ao mesmo tempo, sou muito urbana, moro no Edifício Copan [edifício projetado por Oscar Niemeyer na década de 60], no centro de São Paulo”, conta a designer. E assim, em busca do equilíbrio perfeito entre o retrô e futurista, a marca segue em busca de liberdade.   

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1 comentário

Concordo com o termo de uso.
toneypan

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