Catwalk  | 25.04.2016 | Redação

SPFW N41 "Mãos que valem ouro"
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A 41ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N41) acontece de 25 a 29 de abril de 2016, no Parque do Ibirapuera - Pavilhão da Fundação Bienal, com novos segmentos se associando à moda e celebrando a chegada de novas marcas ao calendário, do beachwear à moda masculina. Na temporada em que o evento assume sua crença na independência da moda em relação às estações do ano, estão previstas as estreias de A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix. A marca capixaba Amabilis, selecionada no projeto Top Five, realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE também desfilará nesta edição. Com o tema "Mãos que valem ouro", o SPFW celebra a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar.
  Em meio a discussões globais sobre velocidade, universalidade e imediatismo das informações, resultado direto das novas mídias e tecnologias disponíveis, o SPFW sai mais uma vez na frente, como primeira semana de moda do mundo a anunciar o alinhamento de seu calendário com a chegada dos lançamentos ao varejo a partir de 2017.

"Vivemos um período de intensas transformações. Somos todos protagonistas de um novo ciclo que se inicia. Mais do que nunca temos a oportunidade de potencializar e compartilhar verdades, essências, experiências," afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. "Há 21 anos o que nos uniu nessa crença numa plataforma de comunicação tendo a moda como elemento propulsor foi a possibilidade de fazer a diferença e materializar transformações a partir de temas, ações e discussões propostos a cada edição.

O território da moda permite essa imersão e provocação, e faz parte da nossa alma. Neste sentido sempre trouxemos questões pioneiras e desafiadoras."

O SPFW foi a primeira semana de moda do mundo a transmitir os desfiles ao vivo pela Internet e acreditar na força das redes. A primeira semana de moda Carbon Free do mundo e primeira a abordar o tema do consumo consciente. É a única a impor uma idade mínima para desfilar no evento como forma de preservar a saúde das modelos e a fomentar a diversidade étnico-racial nas passarelas. Foi ainda parceiro de campanhas institucionais nas áreas de saúde, cidadania, meio ambiente e inclusão social.    Há dois anos iniciou uma parceria com a ArteSol - Artesanato Solidário, reforçando ainda mais a sua crença no valor da cultura brasileira e do patrimônio imaterial dos saberes e fazeres tradicionais dos artesãos brasileiros.

Agora, com a discussão global sobre a necessidade de adequação do calendário de moda à realidade atual do consumidor cada vez mais ligado às redes sociais e do mercado, o SPFW torna-se a primeira semana de moda a oficializar essa mudança, aproximando o desfile do varejo e não usando mais a nomenclatura das estações. Daí a escolha por identificar a edição pelo número, SPFW N41 em abril de 2016, desaparece da comunicação oficial do evento o uso de "verão" ou "inverno".

Reconhecido como um espaço de criação, sempre aberto a novas possibilidades, o evento se consolidou como uma plataforma para que diversas marcas convivam e participem deste ambiente de inovação. Esse posicionamento claro do SPFW demonstra seu comprometimento com a evolução e fortalecimento do mercado como um todo e tem atraído novos segmentos e parceiros que compartilham desta mesma visão e que garantem uma contínua renovação do evento. SPFW N41 contará com 19 patrocinadores, além de parceiros institucionais e apoiadores. Natura, Mercedes-Benz, American Airlines, Coca-cola, Brasken são algumas das marcas que participarão ao lado de Iguatemi São Paulo, Riachuelo, Visit Florida, M Martan, Euro, Schweppes, TNT, Magnum, Miller, para citar alguns.

"Mãos que valem ouro"
O tema desta edição discute a riqueza do fazer que materializa sonhos e ideias. "O ouro faz alusão a tudo que é precioso e valioso. E o nosso fazer é precioso. Estamos em um momento único no país, onde há muitas dúvidas. É hora de olhar para o futuro, colocar a mão na massa e fazer acontecer", comenta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

Logo na entrada do evento, o público é recebido por uma instalação que remete diretamente ao tema do evento com a exposição de trabalhos artesanais de diversas regiões do país, com curadoria e direção artística da Artesol.

A moda se alinha a movimentos de inovação e criatividade, próprios de início de século, aguçando sentidos e libertando para experimentar o novo. As transformações que desejamos são feitas por aqueles que colocam "a mão na massa". Se a criatividade nos diferencia, nossas mãos valem ouro. Ouro que está na nossa formação, em nossa capacidade de transmutar e brilhar.

SPFW N41 destaca o valor das mãos, dos processos criativos e da resiliência impressa em nossa vocação cultural.

Mãos que tecem bordam rendam trançam esculpem modelam
Mãos que amassam criam expressam transformam compartilham
Mãos que valem ouro

Confira programação de desfiles em http://ffw.com.br/spfw/verao-2017-rtw/

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