Entrevista  | 28.07.2014 | Cristina Pacheco

Verão 2015: os estilistas com a palavra!
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Jorge Bischoff. Foto: Fernando Conrado

Inspirações, referências, pesquisa e tino comercial se misturam na hora dos estilistas criarem uma nova coleção de calçados e bolsas. Os itens de desejo que farão as consumidoras suspirarem nascem de necessidades do mercado e também da emoção de criadores que emprestam a alma aos produtos. Confira o que dizem os principais nomes do mercado brasileiro sobre a coleção que já está quase chegando às lojas.

Marcas: Jorge Bischoff e Loucos e Santos
Nome: Jorge Bischoff
Designer e CEO do Bischoff Creative Group
Idade: 49 anos

Principal inspiração para a coleção verão: o brilho de alguns elementos naturais, como as pedrarias. A água inspirou o couro que tem o aspecto “molhado”. A vibração da natureza está refletida na cartela de cores.
Referência importante: a mulher brasileira, sempre!
Inspirações: comportamento e economia, com certeza. São direcionamentos por vezes mais fortes que a própria tendência de moda.
Cor e/ou o material do verão: tons neutros (pêssego é o tom perfeito para a estação) e vibrantes. Quanto aos materiais, destaco o couro com textura de cobra, ele é base para estampas como outros animais, e ainda o floral e o xadrez.
O verão 2014/15 em uma palavra: exuberante!


Marca: Cecconello
Nome: Anderson Furlanetto
Designer da marca Cecconello
Idade: 28 anos
Tempo de profissão:  11 anos

Principal inspiração para a coleção verão: a paisagem mística do deserto, sua riqueza e simplicidade
Referência importante: a mulher contemporânea, elegante e sensual.
Música do momento: Coldplay/Imagine Dragons/John Legend
Inspirações: arquitetura e manifestações artísticas fazem parte do meu processo criativo e estão presentes nos traços das nossas coleções.
Cor e/ou o material do verão: tons pastel, nude e dourado.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Lupita Nyong'o
O verão 2014/15 em uma palavra: elegância


Marcas: Dumond, Capodarte e Lily's Closet
Nome: Carina LeistDesigner de moda e diretora de estilo
Idade: 35 anos
Tempo de profissão: 15 anos
Principal inspiração para a coleção verão: o esporte e o étnico. A Dumond trabalha com muitas cores vivas e muita sensualidade nos modelos para a mulher brasileira.
Referência importante: o Rio de Janeiro. Pois o tema da coleção Dumond é Rio de braços abertos, onde a música, o mar e o jeito carioca está muito presente na coleção.
Música do momento: The Brazil Connection, bossa lounge.
Inspirações: a identidade da marca, a brasilidade nas músicas, as pessoas, lugares, culturas.
Cor e/ou o material do verão: tons alaranjados, azuis e verdes.  E  os materiais são répteis coloridos.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Renata Kuerten (nossa modelo da campanha de  verão) que tem um corpo super malhado e está com a cara da mulher carioca. O verão 2014/15 em uma palavra: calor!!!


Marca: Esdra
Nome: Sarah Luiza Scheffel Diretora criativa
Idade: 32 anos
Tempo de profissão: 12 anos

Principal inspiração para a coleção verão: diversão “TIME FOR FUN”
Referência importante: lúdico, cores enérgicas.
Música do momento: Sam Cooke e diversos álbuns do aplicativo Deezer que vou escolhendo conforme o mood do dia
Inspirações: A rua, o dia-a-dia, a realidade das pessoas...
Cor e/ou o material do verão: uma das cores mais lindas da coleção é o turmalina e o material que estamos adorando é uma tela esportiva que deixa os modelos frescos com cara de verão – estou adorando as mules!
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Acho que a Jane Aldridge do Sea of Shoes transita bem em vários mundos... rock, lady, folk, sporty... acho que ela reflete um pouco do mix&match de hoje...
O verão 2014/15 em uma palavra: fun


Marca: Século XXX
Nome: Samara Bozano
Designer de moda e estilista
Idade: 26 anos
Tempo de profissão: 5 anos

Principal inspiração para a coleção verão: Boho Chic, uma mistura do Country, Gypsy e Hippie.
Referência importante: os embalos dos anos 70 misturados a modernidade no Século XXI. A mistura de peças simples com acessórios marcantes são um exemplo dessa mistura e o foco da coleção.
Música do momento: How we do - Rita Ora Inspirações: a rua é muito inspiradora! Nela podemos encontrar um misto de arquitetura, moda e natureza.
Cor e/ou o material do verão: branco.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Ashley e Mary Kate Olsen. As irmãs são claramente aptas ao estilo Boho Chic. O verão 2014/15 em uma palavra: liberdade!


Marca: Bottero
Nome: Daniela Isoppo
Formação/ocupação: Estilista Idade: 41
Tempo de profissão: 13 anos
Principal inspiração para a coleção verão: brasilidade Referência importante: as ruas! Sempre a  principal referência. Onde tudo se cria e acontece.
Música do momento: Naive - The Kooks
Inspirações: arquitetura e fotografia andam juntas com a moda
Cor e/ou o material do verão: nude, orquídea e dourado. Nos materiais os de mais destaque são as cobras, várias diferentes.
O verão 2014/15 em uma palavra: quente



Marca: Kildare
Nome: Fábio A. F. Saul
Designer e Gerente de Produto
Idade: 42 anos
Tempo de profissão: 25 anos

Principal inspiração para a coleção verão: a casualidade e na informalidade dos homens contemporâneos que buscam experiências, sensações, prazeres e alegrias com uma "simplicidade sofisticada", com mente e alma jovens.
Referência importante: conceito "feel" (a busca de novas sensações, experiências e descobertas); o conceito "soul" (a alma e a verdade da marca reveladas na essência casual); o conceito "joy" (prazer e a alegria nas formas de transitar pela vida e pelo cotidiano) e o conceito "share" (vontade de compartilhamento dos homens contemporâneos). 
Música do momento: Vários estilos musicais, aqueles que nos agradam pessoalmente e os hits que despontam mundialmente. Inspirações: A observação dos comportamentos masculinos e dos movimentos econômicos, políticos e sociais no mundo; a observação e experiências desenvolvidas através das relações com a música, as artes, a arquitetura e a gastronomia e, também, a observação do cotidiano ao nosso redor, nos centros urbanos próximos e nas redes sociais.
Cor e/ou o material do verão: cores naturais, neutras e também nos coloridos suaves da natureza com alguns contrapontos de cores intensas dos centros urbanos. Matérias-primas naturais com aparência e textura leve e natural: camurças; couro natural macio, sedoso e com transparência; lonas. Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Todos que vivem com alegria, naturalidade, informalidade, verdade e essência...
O verão 2014/15 em uma palavra: Alma casual


Marca: Freeway
Nome: Junia Capobianco Silva
Médica e, há seis anos, designer de calçados e responsável pela comunicação da marca

Principal inspiração para a coleção verão: os dias azuis e quentes do verão foram nossa inspiração, bem como a descontração que a estação traz.
Referência importante: o "hand made", a arte de fazer calçados em couro, com ajustes de medidas complexos e detalhados... e ao mesmo tempo simples de usar. Todas as marcas que preservam a arte da produção em calçados são nossa referência.
Música do momento: Repertório eclético, que varia entre Imagine Dragons à  música clássica com interpretações Pop, como o violinista David Garrett.
Inspirações: arquitetura, design de interiores e jardinagem são outras grandes nspirações...enfim tudo que é belo!
Cor e/ou o material do verão: couro sempre! Azul, com toques de amarelo, vermelho e laranja.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Casual com pegada sustentável.
O verão 2014/15 em uma palavra: descontração e leveza.  


Marca: Klin
  Nome: Athos Henriques dos Santos
  Designer e estilista
  Idade: anos 28
  Tempo de profissão: 10 anos   
Nome: Érika Rocha
Designer de moda e estilista
Idade: 24 anos
Tempo de profissão: 5 anos  
Principal inspiração para a coleção verão: o Brasil e todo o nosso clima tropical vistos pelos olhos de uma criança são as bases para a coleção. Universos lúdicos, românticos, com ares refrescantes e uma pitada de fashionismo compõem os três temas desta temporada: Brincadeira Tropical, Sol e Doce sonho.
Referência importante: a criança e as fases de seu desenvolvimento são sempre à base para nossas coleções, identificando suas necessidades e, traduzi-las de maneira divertida.
Música do momento: Happy (Pharrell Williams), Best Day of my Life (American Authors), Red (Taylor Swift) 
Inspirações: as próprias crianças e tudo que envolve seu mundo lúdico e encantado.
Cor e/ou o material do verão: cores alegres e vibrantes, como o royal, vermelho e o verde esmeralda. Para as meninas, os materiais metalizados em dourado e ouro rosa são o must have do verão, além de calçados com estampa animal print. Para meninos, lonas e do jeans resinado.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria?
A amizade entre as crianças e o nosso personagem KLIN. Também os personagens Russell e Carl Fredricksen, de Up, Altas Aventuras. Russel é um menino esperto, cheio de disposição, antenado com as novas tecnologias. Carl é um senhor de idade, que esta muito apegado ao passado e não compreende o “mundo moderno”. Ambos são curiosos e estão sedentos por aventuras e, juntos eles vivem aventuras incríveis, além de se tornarem grandes amigos.
O verão 2014/15 em uma palavra: diversão e animação!


  Marca: Kidy
Nome: André Henz
Gerente de produtos e marketing
Idade: 35 anos
Tempo de profissão: 20 anos


Principal inspiração para a coleção verão: diversão ao ar livre dos dias agradáveis de primavera.

Música do momento: clássicos Red Hot Chilli Pepers, Nando Reis, U2, Kings of Leon, Bruno Mars e Jason Mraz, bem como eletrônicos como Avicii e David Ghetta e novos nomes na cena musical nacional, vinculados a programas massificados de televisão como Malta e Suricatos. Também Daft Punk, One Direction, Demi Lovato, Ellie Goulding, One Republic, Miley Cyrus, Kate Parry, Cold Play e Lana Del Rey.

Referência importante: a criança em todos os momentos, pois hoje diferentes cenários transitam no universo infantil. Tanto na educação e no seu comportamento, quanto nas atitudes dos pais.

Inspirações: tudo que abrange a estética de um lifestyle - música, cultura, artes, arquitetura, tecnologia, design e etc - tudo isso pode se transformar em recursos para nossa criação e são formas de explorar outras áreas além da moda.

Cor e/ou o material do verão: para as meninas, a leveza dos tecidos, rendas, os contrastes dos laminados com superfícies lisas e brilhantes criando novas estéticas através dos recortes e padrões ópticos. Cores: azul céu, cobalto, verde jade, acqua, amarelo, papaia e pitanga. Para os meninos, materiais diferenciados, simples texturas, superfícies desgastadas, tecnologia, simetria dos objetos e a geometria são capazes de inspirar estampas e aplicações como laser e perfuros. As estampas partem do atemporal xadrez, passando pelas listras e viajando pelo universo lúdico onde as formas e cores são invariáveis.
  Os metais são os responsáveis pelos pontos de luzes deixando os produtos com mais modernidade. Ilhoses e rebites variam desde os metalizados até os coloridos, os zíperes ganham destaque nas laterais dos calçados enriquecendo os diferenciais. Os contrastes de cores são apresentados através dos gorgorões que assim como os pespontos deixam os produtos mais coloridos.

As cores terrosas como taupe, castanho, chocolate e amêndoa servem de base para cores novas como páprica, azul jeans, turquesa, lima e amarelo. O preto, gelo e o navy aparecem num conceito totalmente inovador.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? O encanto e a magia de Peter Pan em De Volta à Terra do Nunca: uma estória mágica, com aventura tão divertida e cheia de fantasia quanto o filme! Onde sua principal tarefa é resgatar a fantasia e a alegria da infância, procurando dentro de si um meio de acreditar no faz-de-conta. E de que tudo pode ser realizado através do bem.
Resuma o verão 2014/15 da marca em uma palavra? Inovação



  Marca: Pampili
Nome: Edilza Cavalcante
Formação/ocupação: Gestora do Mundo da Menina
Idade: 41 anos
Tempo de profissão: 10 anos  
Qual é a principal inspiração para a coleção verão da marca? A felicidade, que é a grande busca da humanidade, e a arte, que destaca valores essencialmente femininos como a intuição, a sensibilidade, a beleza, a delicadeza,o que combina perfeitamente com a essência da marca Pampili e com as meninas, nossa grande inspiração. O tema central da coleção e da campanha Primavera Verão é: Ser Feliz é uma Arte, que traduz esses conceitos tão alegres para o universo das meninas. 
Cite uma referência importante para a criação da Pampili neste momento? As Américas do Sul e Central com sua cultura exuberante, alegre, colorida, rica em misturas e detalhes artesanais é uma forte referência para a coleção. 
O que você está ouvindo (música)? 93 Million Miles - Jason Mraz
Além da moda, o que mais inspira na criação? O comportamento do novo consumidor, mães, pais, e principalmente as meninas, seus novos hábitos, seus sonhos, desejos. É isso o que nos move e, em se tratando de uma menina que cresce e muda de ideia constantemente, isso é um grande desafio e uma fonte constante de inspiração.
Qual é a cor e/ou o material do verão para a marca? O verão vem alegre e colorido. Para a Pampili o rosa, em diversos tons como o pink, o buquê e o doce melissa, traduz muito da essência mais romântica e feminina da marca, e, claro, soma-se aos tons quentes do pôr do sol, além de azuis e verdes. Materiais a destacar, certamente os metalizados e as estampas artísticas, étnicas e florais. 
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? Acho que é a Anna, do filme Frozen, com seu espírito livre, corajoso. Bela e com o coração cheio de amor em sua incansável busca pela felicidade, esse é o seu poder, capaz de aquecer o gelo e transformar tudo em um lindo jardim florido. Não é à toa que as meninas andam tão encantadas por ela. 
Resuma o verão 2014/15 da marca em uma palavra: FELIZ


Marca: Ortopé
Nome: Fernanda Feldmann.
Formação/ocupação: Designer.
Idade: 33 anos.
Tempo de profissão: 13 anos.

Qual é a principal inspiração para a coleção verão da marca? Nossa principal inspiração pra coleção foram os parques de diversões  antigos, estilo mais vintage. Principalmente brinquedos como o carrossel e o carro-choque.
Cite uma referência importante para a criação da Ortopé neste momento? Para a criação sempre temos uma grande preocupação com a saúde e o conforto das crianças. A soma do design e das tendências de moda com o conforto são nossa principal característica.
O que você está ouvindo (música)? Gosto muito de músicas mais calminhas, estou ouvindo bastante Bruno Mars e John Mayer. também não deixo de ouvir Umas MPBs mais antigas que eu adoro, tipo Caetano e Elis.
Além da moda, o que mais inspira na criação? Como trabalhamos com o público infantil as crianças sempre são nossa principal inspiração. Temos que conhecer tudo o que elas gostam, o que fazem e quais as suas necessidades em um calçado.
Qual é a cor e/ ou o material do verão para a marca? Neste verão apostamos muito nas candy colors, além de estarem na moda, tem a cara da Ortopé que é uma marca mais delicada. A nossa principal matéria prima é o couro macio que esta no DNA da marca, é o que os nossos consumidores esperam de nós.
Se a próxima temporada fosse uma personalidade ou personagem, quem seria? É difícil definir um personagem para a marca por ela ser uma Marca unissex. 
Resuma o verão 2014/15 da marca em uma palavra: A palavra que define nossa coleção é encantamento.

 
Marca: Rafitthy
  Nome: Marluci Bragé
  Marketing
  Idade: 25 anos

  Principal inspiração para a coleção verão: a mulher elegante e versátil
  Referência importante: shapes clássicos e versões arrojadas de bolsas que serão usadas em diversas ocasiões e estilos
  Música do momento: Demi Lovato - Really Don't Care
  Inspirações: no estilo da consumidora contemporânea e informada
  Cor e/ou o material do verão: tons neutros e terrosos junto a coloridos como citrus, lavanda, salmão, sky, pink, vermelho, uva e padronagens como animal print, metalizados, vazados e transparências

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