Gestão  | 04.06.2014 | Redação

Construção de marcas é assunto de seminário
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Seminário da indústria calçadista traz cases de sucesso
  Sob o tema “Construção de Marca”, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, no próximo dia 10, o Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC). O evento, que acontece na Unisinos, em São Leopoldo/RS, traz nomes como Genaro Galli e Artur Vasconcellos, da ESPM-Sul, Paula Visoná, da Escola da Indústria Criativa da universidade sede, e João Batista Ferreira, membro da National Retail Federation, dos Estados Unidos.

  Além das exposições dos especialistas, que abordarão princípios para a construção de marca, experiência de consumo, posicionamento estratégico e a metodologia “design thinking”, serão apresentados cases das marcas Empório Body Store e Spirito Santo.

  A primeira, fundada em 1997, em Porto Alegre/RS, comercializa produtos cosméticos distribuídos através de sua rede de franquias. Atualmente são 135 lojas em 22 estados brasileiros, às quais devem ser somadas outras 25 até o final do ano. “Estamos abrindo quatro lojas por mês”, comemora o CEO da empresa, Tobias Chanan, que irá apresentar o case da marca no dia 10. Parte do impulso da Empório Body Store veio da parceria fechada com o grupo francês L’Oréal, que no final de 2013, através da sua filial The Body Shop, adquiriu 51% da empresa brasileira. "Estamos entusiasmados por associar nossa empresa com a The Body Shop e o Grupo L’Oréal. Encontramos nossa alma gêmea na The Body Shop", destaca.

  Crescimento

  Segundo Chanan, o crescimento da Empório Body Store chegou a 65% nos últimos dois anos. “Em 2014 devemos fechar com 50% de aumento no faturamento”, completa. O CEO afirma que o sucesso da empresa é alicerçado nas pessoas e na cultura organizacional, fomentada com valores densos e verdadeiros. “A nossa experiência é incorporar o conceito da empresa no produto, na experiência da compra”, ressalta.

Para Chanan, o mercado brasileiro, atualmente terceiro maior no mundo para produtos de beleza, deve tomar a ponta em 10 anos. “Temos espaço para crescer. A cultura da mulher brasileira, de vaidade e cuidado com a saúde, nos dá essa percepção. O nosso segmento é um dos poucos que consegue navegar com mais segurança num ambiente mais inseguro economicamente”, avalia. Mesmo com posição confortável e mercado promissor, Chanan destaca que a empresa não descuida da construção da marca, tendo sempre os recursos humanos como pilar fundamental. Para a Copa do Mundo, inclusive, estão sendo trabalhados aspectos para melhoria do atendimento, “Com o evento esportivo devemos registrar uma diminuição do fluxo nos centros comerciais, mas por outro lado antevemos a oportunidade de conquistar novos clientes, especialmente estrangeiros”, aponta.

Mercado da moda

O SNIC também será palco para a apresentação do case da marca gaúcha Spirito Santo, inaugurada em abril de 2006, em Porto Alegre/RS. Na apresentação, o sócio-diretor da empresa, Andreas Renner Mentz, falará sobre como empreender no mercado de moda. A concorrência cada vez maior não assusta o empresário, que busca na diferenciação dos produtos e na qualidade a fidelização dos clientes. “Ser fiel ao conceito e ao cliente da marca é a chave do sucesso”, resume Andreas, que planeja ações específicas para a Copa no Brasil, entre elas o lançamento da linha de camisetas Futebol Arte. “Nela, ícones do esporte são homenageados em estampas exclusivas”, conta o diretor, ressaltando, ainda, que as lojas da 24 de outubro – rua badalada do bairro Moinhos de Ventos, em Porto Alegre/RS – e de Caxias do Sul/RS exibirão os jogos da Seleção durante o mundial.

Atualmente a Spirito Santo tem quatro lojas próprias e cinco franquias, em Porto Alegre, Gramado/RS, Caxias do Sul e Florianópolis/SC. A marca também é distribuída em mais de 30 lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil, sendo a maioria no sul do País. “Nossas coleções têm o objetivo de vestir e valorizar o homem em todos os momentos do seu dia. O cuidado com o detalhe é o que move a nossa paixão e é o grande diferencial da marca”, conclui Andreas.

As inscrições para o Seminário estão abertas até o dia 5 de junho pelo site www.abicalcados.com.br/snic. Mais informações pelo telefone (51) 3594 7011 ou pelo e-mail camila@abicalcados.com.br.

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