Gestão  | 28.11.2014 | Luciane Bohrer

O fracasso me subiu à cabeça
e-mail

comentarios

0
.

Uma jornalista e um bom texto. Páginas em branco, dias postergando as palavras até que o filósofo Alain de Botton parece sussurrar ao pé do ouvido do suposto escritor : “O trabalho finalmente começa quando o medo de não fazer nada supera o medo de fazer mal feito”.

Talvez esse não seja o texto mais brilhante que já escrevi na vida. Provavelmente não será. Mas dirá muito sobre quem eu sou. Ele é resultado de todas as experiências de leitura e produção escrita que já vivi na vida. E quem disse que você, leitor, pode aprender somente com seus próprios erros? Me observe agora e aprenda com os meus também.  Você pode dizer: “Mas, Lu, eu não preciso escrever no meu trabalho, no meu dia a dia e nem gosto”. E eu vou te responder:” Sem problemas. Use sua imaginação para comparar o ato de escrever com as funções que tem na sua empresa. Quantas vezes você teve medo de falhar?

Para acertar é preciso muito treino. E treinar sugere errar muito nessa jornada. No mundo corporativo, ou mesmo na sociedade, esses equívocos no caminho do acerto nunca foram valorizados. Desde a escola, o foco é o resultado, a nota do boletim, não o processo. Essa mudança de cultura que proponho é difícil para todos nós, mas pode começar a ser implantada na infância. Só assim podemos salvar o mundo da ilusão do sucesso. É preciso ensinar as novas gerações a perderem o temor pelas próprias imperfeições. Os adultos já estão todos contaminados com as referências que absorvemos até aqui.

É como a cirurgia plástica. É como o alisamento dos cabelos. Se continuarmos nesse ritmo social, em breve, teremos todos os mesmos narizes e todos os mesmos penteados. Tudo bem, é uma escolha, nenhum problema em fazer retoques para se enquadrar nos padrões. Mas, nesse caso, onde fica a inovação? Em uma empresa, é suficiente ser igual à concorrência? Estar alinhado com o mercado, é o bastante?

Precisamos promover um laboratório de falhas. Controladas, é claro. Não proponho que todos raspem as cabeças em atitudes radicais de empreendedorismo sem garantias, ou sem planejamento. Mas vamos procurar uma estética ímpar para os nossos negócios.

O título deste artigo é uma provocação do também jornalista Felipe Pena. Ele conta que tem feito um diário de fracassos durante toda sua vida. E que se propõe a olhar para essas pequenas derrotas rotineiras com aquele orgulho peculiar dos vencedores. E, de vez em quando até se expõe e compartilha suas fraquezas com seus alunos da Universidade Federal Fluminense, onde leciona para futuros comunicadores que, como ele cometerão muitas gafes mundo midiático afora.  Afinal, tudo que experimentamos contribui para nossa bagagem, seja cultural, seja social, profissional, ou pessoal. Ficamos mais forte e melhores.

Eu, por exemplo, já sou uma pessoa diferente daquela que começou a escrever esse texto. Ele vai para a lista de sucessos, ou de fracassos? Não importa. Me expus, inovei, tive coragem e tentei novas palavras, frases, combinações de parágrafos e ideias. Espero que você também se arrisque!

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Veja mais colunas deste autor:

Gestão | 17.04.2014 | Luciane Bohrer

O melhor de cada um

Architecture | 26.09.2013 | Luciane Bohrer

Il Gufo: luxo para o público infantil

Retail | 02.07.2013 | Luciane Bohrer

L’Eclaireur: moda, conceito e arquitetura em Paris

Art | 01.07.2013 | Luciane Bohrer

Cate Parr: arte e sensibilidade em aquarelas

Talent | 21.05.2013 | Luciane Bohrer

Christopher Moro: habilidade incomum
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças