Gestão  | 17.12.2015 | Maria Augusta Medeiros

A decisão e o tempo certo
e-mail

comentarios

0
PLANEJAR NÃO É APENAS IDEALIZAR SEU NEGÓCIO, É PRECISO CONSIDERAR TODAS AS VARIÁVEIS E SABER GERENCIAR O TEMPO DA MELHOR MANEIRA.

Em 2005 decidi que era hora de dar uma virada profissional. Fiquei dois anos planejando e prototipando a minha empresa. Sem data exata para começar, tinha conceito e proposta de oferta de serviços alinhados, modelo de operação com alguns pontos a serem resolvidos, faltava encontrar a abordagem correta para comunicar. Com muitas anotações e um teste de mercado realizado, concluí, em 2006, que novas ferramentas e metodologias seriam bem-vindas. A oportunidade foi a especialização de Design Estratégico que estava com inscrições abertas para a primeira turma da Unisinos e Poli.Design Di Milano. Terminado o curso, me desliguei, em novembro de 2007, da empresa na qual atuava. O plano básico era descansar, viajar, curtir o verão e, em março, iniciar o novo projeto.Tudo muito lógico para atender meus desejos e no meu tempo.
Comecei a divulgar minha decisão para empresas e profissionais do mercado ainda em novembro e recebi algumas consultas com o seguinte e relevante ponto: “Estamos trabalhando no orçamento e planejamento do próximo ano e seria interessante conversarmos agora”. Agora?? Tóin! Como pensei em tantos aspectos e desconsiderei que a “safra” para planejamento e mudanças estratégicas é entre novembro e março? Conflito de interesse, talvez este seja um dos grandes vilões quando temos que tomar decisões. O meu forte desejo de uma curtíssima temporada sabática encobriu a lógica de mercado.
Entre variáveis que podemos ou não controlar, em áreas tão distintas como economia, política, tecnologia, movimentos da concorrência e movimentos sociais, novos hábitos e desejos que estão impactando no comportamento de consumo e nas relações de trabalho, temos soberano o tempo dando as cartas. Às vezes agindo a favor, outras nos fazendo correr contra o relógio. 
Por falar em correr, qual velocidade estamos imprimindo para fechar o ano com o melhor resultado possível? Estamos conseguindo separar as variáveis que estavam em nossas mãos e soubemos manejar daquelas que não tínhamos como controlar e só nos restava desenvolver táticas de adaptação? Usamos todos os recursos, fizemos as contas certas, fomos criativos, inovadores, tivemos pelo menos uma dose de ousadia, cumprimos as metas do planejamento? E quais lições aprendemos para usar em 2016? Um ano ruim pode delinear um planejamento muito empobrecido para os próximos 12 meses, um ano muito bom pode gerar um planejamento eufórico. E os dois casos são descolados da realidade. 
Enquanto trabalhamos projetando o ano seguinte de nossas empresas ou departamentos, também estamos tomando nossas resoluções pessoais. Eventualmente elas exigem atitudes invertidas. Uma mente estressada precisa de repouso. E se esta mesma mente for responsável por uma empresa ou um setor que demanda cuidados especiais e intensivos? No entanto, às vezes, as equações são de simples resolução, lembram do conflito de interesse que mencionei? Avaliei com rapidez. Decidi que férias são variáveis controláveis e demanda de mercado, bem, esta é sempre melhor aproveitar do que tentar controlar. Dei andamento às negociações e em fevereiro estava com os primeiros contratos assinados.

Termo de uso

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO USO E DE PUBLICAÇÃO DE TEXTOS E IMAGENS
Os termos e condições abaixo se referem à utilização dos textos e imagens disponibilizados pelo visitante/usuário ao site da ABOUT SHOES. O visitante/usuário  declara-se apto a participar de interatividades, com o objetivo de contribuir com o envio de material, como fotos, conteúdo, informações, textos, frases, entre outros, e que por iniciativa própria aceita e se responsabiliza pela autoria e originalidade do material enviado ao site de ABOUT SHOES. O visitante também se responsabiliza pela obtenção de autorização de terceiros que eventualmente seja necessária para os fins desejados, respondendo dessa forma por qualquer reivindicação que venha a ser apresentada à ABOUT SHOES, judicial ou extrajudicialmente, em relação aos direitos intelectuais e/ou direitos de imagem, ou ainda por danos morais e/ou materiais, causados a ABOUT SHOES, About Editora ou a terceiros por força da presente autorização. Assim, por ocasião do acesso ao site e do envio de informações e imagens, o visitante/ usuário autoriza e está ciente que o site de ABOUT SHOES, bem como a Revista ABOUT SHOES, poderão utilizar, em caráter irrevogável, irretratável, definitivo, gratuito, seu nome, sua imagem, bem como dos textos enviados, no site e na revista impressa, em fotos, cartazes, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia, peças promocionais e campanhas on-line, para a divulgação do site e do Portal, no Brasil e no exterior, bem como para outros fins que desejar, sem limitação de vezes ou número de vezes, bem como o de autorizar sua utilização por terceiros, no todo ou em parte. Entre os direitos da ABOUT SHOES incluem-se, também, os de adaptação, condensação, resumo, redução, compilação e ampliação dos textos e imagens objeto deste termo. Todas as informações de usuários coletadas pela equipe de ABOUT SHOES são confidenciais, sendo intransferíveis, e somente poderão ser fornecidas a terceiros mediante orientação legal ou a terceiros, devidamente autorizados pela Revista ABOUT SHOES e About Editora. Os termos da autorização do uso e de publicação de textos e imagens entre as partes serão regidos e interpretados de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil. O visitante/ usuário concorda expressamente em submeter-se à competência única e exclusiva dos tribunais brasileiros e, em especial, ao Foro da Comarca de Novo Hamburgo, Estado do Rio Grande do Sul, para dirimir quaisquer questões oriundas deste instrumento.

Comente esta matéria

0 comentários

Concordo com o termo de uso.
Assine Lateral 3 - http://www.aboutshoes.com.br/assine
Receba as últimas novidades sobre moda e design.
Copyright © Nove Editora Ltda. Todos os direitos reservados. WT Prime - Conectada à Mudanças